CULTURA

Comarca de Pinheiro Machado realiza 1ª Audiência Crioula

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
As Audiências Crioulas já são realizadas pelo TJRS há mais de 10 anos

As Audiências Crioulas já são realizadas pelo TJRS há mais de 10 anos Foto: Divulgação TP

Vestindo pilcha e usan­do linguagem e cenários gaú­chos, servidores, estagiários, magistrado, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e parte da Comarca de Pinheiro Machado prestarão homenagem à Semana Far­roupilha com a realização de audiência crioula. A ação que acontece pela primeira vez no município é aberta ao público e está marcada para a próxima sexta-feira (14), às 20h, no CCTG Lila Alves.

Na oportunidade, serão instruídos e julgados processos de usucapião em que cidadãos buscam a regulariza­ção do título de propriedade dos imóveis em que residem. A expectativa é de que as ma­nifestações dos interessados e as sentenças sejam redigidas em versos gaúchos.

De acordo com o magistrado Marcelo Cabral, que coordena as atividades e presidirá a audiência, o ob­jetivo da ação é aproximar o Poder Judiciário da comuni­dade e homenagear a cultura gaúcha. “Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário”, comentou o juiz.

SAIBA MAIS A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) já constitui tradição de mais de uma década. Nesse perí­odo, diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaú­chos em municípios como Camaquã, Capão do Leão, Pelotas e Santana do Li­vramento.

Comentários do Facebook