INFRAESTRUTURA

Começa revitalização de trechos mais críticos da MAC em Candiota

Serão seis trechos recuperados num investimento de mais de R$ 360 mil

Esta semana começaram as obras nos trechos mais críticos da rodovia Foto: Léo Nunes/Especial TP

A gestão do prefeito Adriano dos Santos (PT) começou a cumprir esta semana uma importante promessa de campanha eleitoral. Foi dado o pontapé inicial nas obras de recuperação trecho a trecho da principal rodovia de acesso e ligação do município, a Miguel Arlindo Câmara (MAC). Além de ser uma medida defendida durante o período eleitoral, a população elegeu a reforma da MAC durante dois anos seguidos como a segunda demanda geral do Programa Gestão Participativa (PGP).

Prefeitura fez um ato de início das obras na manhã da última terça-feira (4) Foto: J. André TP

Para marcar o início da revitalização, o prefeito realizou um ato na manhã de terça-feira (4) com a comunidade e membros do governo no trevo da Vila Operária. Na ocasião, quando de fato a obra começou, Adriano destacou, que apesar de toda a crise que assola o país, o município tem conseguido se planejar e executar grandes obras, como a recuperação asfáltica da MAC, que terá um investimento de R$ 363,2 mil de recursos próprios da Prefeitura. “Estamos colocando em execuções diversas obras escolhidas pela comunidade, o que nos deixa muito satisfeitos como gestor. É a prova de que as reuniões, o trabalho da equipe, está dando resultado”, afirmou ele.

O delegado do PGP do bairro João Emílio, Ailton Rodrigues, que também prestigiou o ato, falou da importância da comunidade se mobilizar e participar das reuniões da Gestão Participativa. “A gente olha essa placa (da obra) e vemos o quanto valeu a pena participar das assembleias, que a nossa palavra valeu, que nós fomos escutados pelo nosso prefeito e secretários e logo teremos a nossa tão sonhada praça da João Emílio”, afirmou.

O engenheiro residente da empresa Construbrás (vencedora da licitação para executar a obra), Selmo Gilvani Eberhardt, também se pronunciou durante o ato. Ele explicou que houve um pouco de demora no início da execução porque a empresa enfrentou um contratempo para conseguir um insumo necessário. “Eu vi que o pessoal demonstrou preocupação com a qualidade do serviço prestado, mas queria dizer que a empresa trabalha há mais de 20 anos nesse segmento. Ainda ressaltamos que o cronograma estava previsto para três meses, mas acredito que no máximo em até três semanas concluímos os serviços”. O engenheiro ainda enfatizou quanto a importância da consciência no trânsito, “Não é porque a via vai deixar de ter buracos que vai terminar os acidentes, isso vai da responsabilidade e da colaboração de cada um no trânsito”, enfatizou.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Renato Cunha, ainda lembrou que essa é a maior intervenção que a MAC já recebeu por algum governo municipal desde que a estrada foi construída há quase 50 anos. “No momento são apenas seis trechos, mas que já vai melhorar muito a qualidade da

Cronograma de obras foi alterado e mais trechos foram contemplados, como este do bairro João Emílio, bem como em frente a empresa Entel Foto: Léo Nunes/Especial TP

nossa via. Quero agradecer principalmente ao meu setor técnico que trabalhou como nunca para que saísse o projeto da MAC”, falou.

TRECHOS – Dos cinco trechos previstos inicialmente houve algumas alterações, contudo já estão sendo executados os trechos que vai do trevo da Vila Operária até a lombada próximo ao Hotel Passo Real e na João Emílio. Estão previstos também obras em frente ao Posto Buffon (antigo posto da Antena), nas lombadas próximo ao Hotel Dal Cortivo e ao Posto do Nico, tendo sido incluído o trecho em frente a empresa Entel.

Quanto ao trecho debaixo da correia transportadora de carvão na Usina de Candiota, o prefeito Adriano explicou que foi aberta negociação com a Eletrobras CGTEE, já que o asfalto afundou ali por causa de um obra executada pela empresa.

FEDERALIZAÇÃO – Adriano também lembrou a luta pela federalização ainda está viva, quando tramita no Congresso uma emenda ao Plano Nacional Viário (PNV), que inclui a MAC como sendo uma rodovia de ligação entre a BR-293 e a Usina de Candiota.

ANO QUE VEM – Para o ano de 2019 já estão previstos mais R$ 200 mil de recursos próprios do município para recuperar outros trechos críticos da via – recursos estes destinados nas assembleias do PGP.

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