PINHEIRO MACHADO

Comissão das Trabalhadoras Rurais promove reunião no Passo do Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
A comunidade do Passo do Machado recebeu a diretoria do STR

A comunidade do Passo do Machado recebeu
a diretoria do STR Foto: Divulgação TP

A Comissão das Tra­balhadoras Rurais, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado, realizou uma reunião para os moradores da localidade do Passo do Machado, na última quinta-feira (23). Durante o encontro, a coordenadora da comissão, Maribel Morei­ra, apresentou os trabalhos e eventos que vem sendo realizados pelo grupo. Na oportunidade, os agentes de endemias do Departamento de Vigilância e Saúde do município palestraram sobre a prevenção da doença de chagas.

Em contato com o TP, o vice-presidente do Sin­dicato Rural dos Trabalhado­res, Julio Moreira, destacou a importância em retomar de vez esse trabalho de ir até os associados e de poder estabelecer o diálogo entre a comunidade e quem os representa. “Melhora muito o papel do sindicato quando ele sai de dentro da sua sede social e vai até a sua base levar a informação. É uma meta da diretoria retomar isso e já conseguimos fazer duas reuniões anteriores a essa – onde o associado se sente contemplado em receber uma diretoria que está engajada com os proble­mas da comunidade. Nesse momento em que o atual governo tenta descaracterizar os movimentos sindicais, é importante poder chegar até as bases que são a nossa for­taleza, nos mantermos unidos e fazer isso andar”, pontuou ele.

Como apoiadores do evento, estiveram presen­tes o supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Giovane Bol­soni, e a assessora da regio­nal sul da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Suzi Domingues. A próxima reunião já está marcada para o dia 13 de setembro, a partir das 14h, na comunidade Santa Rita de Cássia, na localidade do Aberta do Cerro. Nesse dia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais leva até seus asso­ciados o veterinário Egedan Lima que ministrará palestra sobre o controle do carrapato.

Agentes de endemias realizam ação de prevenção contra a doença de chagas

Visando le­var informação para as comunidades do interior do muni­cípio, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estabeleceu uma parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde de Pinheiro Macha­do. Na oportunidade, os agentes Joyce Luiz e Rogério Lucas aler­taram sobre a incidência da doença de chagas e da importân­cia da identificação do mosquito barbeiro.

A espécie Triatoma rubrovaria é a mais comum em Pinheiro Machado

A espécie Triatoma rubrovaria é a mais comum em Pinheiro Machado Foto: CEVS/Especial TP

Conforme relataram ao TP, as informações sobre a doença têm sido negligenciadas em virtude de se dar mais ênfase ao combate à dengue e outras enfermidades. “No ano passado, Pinheiro Machado teve bastante incidência de do­ença de chagas, principalmente nas localidades de Torrinhas, Carro Quebrado e Passo do Machado – o interior no geral. É importante alertar que nesse último verão, o mosquito barbei­ro também foi bastante identificado em locais bem próximos da cidade e não só na zona rural. Existe essa preocupação porque as pessoas muitas vezes não dão importância ou nem mesmo o reconhecem”, destacaram os profissionais.

Além disso, informaram que há pontos de coletas para que a população possa entregar esses insetos – até mesmo que suspeitam ser o barbeiro – para posteriormente serem enviados para análise. “Às vezes as pessoas não lembram do serviço de coleta e análise e nem reconhecem o que é um barbeiro. A parceria com o pessoal do sindicato e também em escolas facilita a divulgação das informações corretas e o alerta pra que seja feita a prevenção da doença”, ressaltaram. Para eles, é de suma importância o alerta visto que a picada do mosquito infectado acarreta em uma doença silenciosa. “Algumas pessoas podem não manifestar nenhum sintoma, enquanto outras podem ter complicações cardíacas ou no intestino e nem associar à doença”. Os agentes Joyce e Ro­gério lembraram ao TP que estão à disposição da comunidade em geral para orientações. Qualquer informação, dúvida e/ou agendamento de palestras pode ser feita pelo telefone (53) 3248-3051 e entrar em contato com o setor de endemias.

Postos de Informação de Triatomíneos (PITIs):
Secretaria da Saúde
UBS Passo do Machado
UBS São João Batista
UBS Fábrica de Cimento
UBS Torrinhas
Aberta do Cerro (Ass. São Miguel)
Alto Bonito (Moacir)

*Os agentes orientam que o inseto seja capturado e mantido vivo para facilitar a análise e obter maior êxito no resultado emitido pelo laboratório. Além disso, é indispensável que seja preenchido um formulário com o endereço, telefone, número de moradores da casa e se o inseto foi pego dentro ou fora do domicilio.

 

Comentários do Facebook