EVENTO NATIVISTA

Comitiva candiotense divulga 22º Canto Moleque no Brasil e no Uruguai

Rainha e princesa, primeira-dama e coordenador de Cultura percorrem órgãos de imprensa e órgãos públicos divulgando o festival

Em Hulha Negra, a comitiva foi recepcionada pelo  prefeito Renato Machado e o vice Igor Canto

Em Hulha Negra, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Renato Machado e o vice Igor Canto Foto: Fotos: Raissa Vargas/Especial TP

Conforme a Secretaria de Cultura de Candiota, responsável pelo evento, o retorno do Canto Moleque da Canção Gaúcha está com praticamente tudo acertado. O evento acontece em sua 22ª edição nos dias 23, 24 e 25 de março no ginásio Dario Lassance.

Esta semana, uma comitiva formada pela rainha do festival Paola Largue, a 1ª princesa Renatha Moreira, a primeira-dama Adriana Langort, o coordenador de Cultura Fabiano Aquere, o assessor da Secretaria de Cultura Márcio Vieira e coordenadora de Comunicação da Prefeitura Raíssa Vargas, percorreu diversos órgãos públicos e de imprensa para a divulgação do evento.

O roteiro iniciou na segunda e terça-feira (12 e 13) pela capital do Estado, quando estiveram nos principais veículos de comunicação do Estado e na Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (13), a comitiva visitou a cidade uruguaia de Melo, capital do departamento (Estado) de Cerro Largo, quando foram recebidos pela imprensa local e na intendência (sede do governo). Também nesse dia, foram visitadas as prefeituras de Aceguá e Hulha Negra. No início da tarde, a comitiva foi recebida no jornal Tribuna do Pampa, em Candiota, quando falaram um pouco mais sobre o festival e a divulgação.

RECEPTIVIDADE – Segundo a 1ª princesa Renatha Moreira, por onde a comitiva tem passado, a recepção está sendo ótima. “É muito bacana o carinho que as pessoas nos dispensam”, enfatizou.

Já a primeira-dama Adriana Langort destaca que o Canto Moleque, por ser um festival com características diferentes, ou seja, de incentivar os pequenos a cultuar a música gaúcha, também ajuda despertar interesse nas pessoas. “Nós também sentimos que os candiotenses queriam a volta do festival. Isso nos era cobrado inclusive na campanha eleitoral. O governo se esforçou e este era um compromisso nosso”, disse.

A rainha Paola Largue destaca que, apesar de cansativo, o trabalho vale muito à pena, pois sente que as pessoas perguntam e se importam com o Canto Moleque. “Também leva o nome de Candiota”, disse.

PREPARATIVOS – O coordenador de Cultura Fabiano Aquere assinala que o planejamento para a realização do maior festival de sua categoria no Estado está correndo dentro do previsto. Neste momento o ginásio de esportes – palco do evento, já está recebendo as reformas necessárias, sendo que os três shows – Tchê Garotos (dia 23), César Oliveira e Rogério Melo (dia 24) e Quarteto Coração de Potro (dia 25) -, já estão confirmadíssimos, bem como, a estrutura de som e luz. “Todo o desenho do festival está caminhando e tudo está acontecendo para que seja um grande retorno”, afirma ele.

Além disso, cerca de 60% do custo total do evento, orçado em R$ 120 mil, será custeado por patrocinadores. A Prefeitura pagará os shows com recursos próprios e outra estrutura necessária.

Nos três dias subirão ao palco 58 intérpretes nas categorias Mirim, Juvenil e Especial (nos naipes masculino e feminino), vindos de várias cidades do RS.

PRATAS DA CASA – Característica do atual governo, segundo Fabiano, é a valorização das pessoas da cidade. Neste sentido, que dois dos cinco jurados do festival são inclusive artistas revelados pelo Canto Moleque – os candiotenses Priscila Olave e Alexandre Barreto. Também é jurada Jessilena Etcheverria (vencedora do Enart), sendo que os outros dois jurados só serão conhecidos no dia do festival.

A apresentação do festival ficará por conta de Márcio Vieira (assessor da Cultura e mestre de cerimônias da Prefeitura) e da sua esposa, a professora Lia Beck. A coordenação de palco será feita pelo candiotense Jackson Barreto e a equipe da Cultura.

HORÁRIO – Alvo de críticas nas últimas edições, o horário de término muito tarde do festival deverá ser evitado nesta edição. A promessa é que o festival inicie pontualmente às 20h no dia 23, às 19h no dia 24 e às 18h no dia 25 – dia da final.

ROTEIRO – O roteiro das visitas de divulgação seguiu na quinta-feira em Bagé e Livramento e termina nesta sexta-feira (16), com visitas nas cidades de Piratini, Pinheiro Machado e Pedras Altas.

O diretor do TP João André Lehr recebeu a comitiva no jornal

O diretor do TP João André Lehr recebeu a comitiva no jornal

 

Na cidade de Melo, no Uruguai, foram recebidos na Intendência de Cerro Largo

Na cidade de Melo, no Uruguai, foram recebidos na Intendência de Cerro Largo

Comentários do Facebook