SANEAMENTO BÁSICO

Comunidades rurais de Pedras Altas estão sendo beneficiadas com redes de água

Redes precárias e inexistência de caixas e redes, impossibilitavam a chegada de água nas torneiras dos moradores

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Residências passaram a ter rede encanada já com instalação de hidrômetro Foto: Divulgação TP

Deve ser concluída em breve, a primeira fase de construção de redes de água em comunidades do interior de Pedras Altas. O investimento está ocor­rendo nos assentamentos Santa Inês e Lago Azul, inicialmente.

De acordo com o prefeito Bebeto Perdo­mo, o município resolveu investir nos locais pelo fato de muitas famílias não possuírem água po­tável encanada em suas residências e ser necessário aguardar o cronograma da Prefeitura de duas vezes por semana para abaste­cimento das comunidades através de um caminhão com pipa de vinil cedida pela Defesa Civil. “Nos comprometemos com essas comunidades, assim como as do Glória, Regina e Bom Viver. Estava em nosso plano de governo e quere­mos atender a todos. Havia recurso da Fundação Na­cional de Saúde (Funasa), e canos foram colocados, porém sem o resultado esperado – as famílias não tinham água nas torneiras”, afirma Bebeto.

Isso ocorreu após o abandono da obra por parte da empresa vencedora da licitação em 2012 e con­forme explicou o diretor da Central de Projetos, Amarildo Borges, diversas reuniões diretamente com a Funasa, possibilitaram a retomada da obra por parte da Prefeitura. “O Executivo resolveu tomar a frente. Atitudes pode­riam ter sido tomadas por parte da Prefeitura, como por exemplo, processar a empresa que abandonou a obra e devolver o recurso para a Funasa, mas o pre­feito Bebeto havia assumi­do um compromisso com a comunidade e verificamos os meios legais de seguir adiante”, explica Borges.

Água nas torneiras é uma realidade Foto: Divulgação TP

O investimento para a obra é de R$ 15 mil, por meio de recursos próprios do município, após o repas­se do saldo remanescente da Câmara de Vereadores de Pedras Altas, através do presidente José Volnei, possibilitando a retomada das obras. O serviço teve início no assentamento Santa Inês. Uma empresa foi contratada pela Pre­feitura para a colocação de uma bomba de água no poço e instalação de uma caixa de água que havia caído com um temporal que atingiu a região. Com o serviço, a água chegará até a caixa de forma que possa ser distribuída às residências. “Concluindo a primeira fase, teremos água nas torneiras das re­sidências daquelas famí­lias”, explica o prefeito.

No assentamento Lago Azul, uma rede de água precária, com mangueiras plásticas, pretas e de meia polegada, impedia o abas­tecimento de qualidade. O local receberá uma rede nova que permitirá uma vazão adequada e o abastecimento necessário. “Esperamos con­cluir a obra ainda neste mês de abril, mas estamos felizes em poder ver muitas casas já com água no Santa Inês”, conclui o prefeito.

Comentários do Facebook