RURAL

Concluída primeira etapa de limpeza de açudes em Hulha Negra

Prefeito já confirma outra ação como esta para 2020

Secretário Luis Fernando e servidor Volnei Manfron acompanharam os trabalhos Foto: Divulgação TP

Um intenso trabalho aliado a sensibilidade da Secretaria de Agro­pecuária de Hulha Negra, auxílio da Emater e autoriza­ção do prefeito Renato Ma­chado possibilitou a limpeza de pelo menos 23 açudes de propriedades do interior do município.

Os locais que esta­vam com uma grande quan­tidade de vegetação, tais como várias espécies de aguapés, foram limpos por uma máquina escavadeira hidráulica alugada pela Pre­feitura. De acordo com o secretário de Agropecuária Luis Fernando de Lima, a sobra de horas já pagas pela Prefeitura para a utilização da máquina na retirada de cascalho para o patrolamen­to de estradas e ruas possi­bilitou a limpeza dos açudes em dez dias de trabalho. “A retroescavadeira da Prefei­tura, que também realizava limpeza nos açudes estragou e foi necessário alugar a escavadeira para trabalho de 200 horas para continuar o serviço até a máquina pública retornar. Após o con­serto, ainda sobravam horas na escavadeira e o prefeito autorizou a utilização das horas restantes nos açudes”, explica Luis Fernando.

O secretário lembra que o valor da hora co­brada pela Prefeitura pela utilização da escavadeira é superior ao da retro – R$ 125 contra R$ 70 – porém a agilidade do serviço é compensatória. “Por lei não podemos fazer o serviço de forma gratuita ao produtor, mas o pagamento é facilita­do, podendo ser parcelado, de forma que todos possam contratar o serviço. Apesar do valor superior, o trabalho da escavadeira é mais rápido e melhor, pois ela consegue adentrar na beira do açude por ser uma máquina de esteira. Ela também possui concha maior, o que permite chegar ao centro e retirar toda a sujeira”, relata.

BENEFÍCIOS Conforme o secretário, uma máquina seria disponibilizada através do Estado para o serviço, mas nunca chegou ao muni­cípio. Com a possibilidade da máquina, foi feita uma listagem dos açudes que ne­cessitavam de limpeza com o auxílio da Emater, e feita a solicitação de limpeza ao Setor do Ambiente. A média de trabalho foi de 2h30 em locais que estavam atulha­dos há cerca de 5 anos.

Segundo Lima, a utilização da escavadeira é importante por propor­cionar uma limpeza mais eficaz e maior utilização da água. “Com a vegetação o açude fica fechado, impos­sibilitando o gado de beber água. Principalmente o gado leiteiro, precisa de uma água de qualidade. Em açudes com moto bomba pode ser usada para irrigar horta, lavar sanitários e outras atividades. Á água não serve para consumo humano, mas devido as deficiências do município com relação a água, é possível economizar a de consumo utilizando a do açude em outras atividades domésticas”, destaca o se­cretário.

O gestor também confirmou novas limpezas. “O prefeito já confirmou a mesma operação para 2020. Nossa ideia é fazer outro processo desses a partir de março utilizando a retroes­cavadeira que já temos no município”, conclui.

Comentários do Facebook