CANDIOTA

Concluída recuperação dos pontos críticos da MAC

Através de um acerto de compensação financeira entre a prefeitura e a Engie Brasil Energia, três trechos da rodovia receberam recomposição asfáltica

O declive próximo à via férrea foi um dos trechos que recebeu melhorias

O declive próximo à via férrea foi um dos trechos que recebeu melhorias Foto: J.André TP

No último final de semana, foi concluída a recuperação de três pontos críticos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), em Candiota. O gerente socioambiental da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, informa que os trechos localizados em frente ao acesso ao bairro João Emílio e ao Posto do Nico, na sede do município, já haviam recebido recomposição asfáltica. “Neste final de semana (8 e 9 de outubro), foi concluída a obra no declive próximo à via férrea (nas proximidades do bairro João Emílio)”, destaca o executivo.

O trabalho foi realizado em razão de um acerto de compensação financeira entre a Engie Brasil Energia e a prefeitura de Candiota, tendo em vista que a correia transportadora de carvão mineral da Engie passará por algumas áreas de domínio do município. A Engie é a empresa responsável pela UTE Pampa Sul, que está sendo construída na localidade de Seival, em Candiota.

O serviço foi executado pela Rimarco, empresa contratada pela Engie para pavimentar 550 metros da estrada Francisco Xavier Ferreira, em frente à área habitada do bairro João Emílio, em duas pistas: uma será de uso exclusivo dos moradores e a outra será destinada para o tráfego de veículos pesados. O asfalto das vias também já foi finalizado. “Atualmente, estão sendo preparados o canteiro central da via e a sinalização horizontal, com previsão de término até o final de outubro”, comunica Stamm.

estrada-francisco-xavier-ferreira-asfaltamento-da-via-1A estrada Francisco Xavier Ferreira liga o bairro João Emílio à Vila de Seival e ao local onde a UTE Pampa Sul está sendo instalada. No restante dos 11 quilômetros da estrada até o local onde da nova usina, um trabalho de encascalhamento e alargamento da pista foi executado. As melhorias na via foram realizadas para amenizar os reflexos da implantação do empreendimento para a comunidade, uma vez que o asfaltamento na área habitada eliminará a poeira causada pelo tráfego de veículos pesados, e que aumentaria com a obra da termelétrica. Esse foi um dos compromissos assumidos pela Engie Brasil Energia junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como também o desvio de quase dois quilômetros que a empresa construiu para diminuir o fluxo de veículos em direção à obra da UTE Pampa Sul e evitar que os mesmos passem por dentro da Vila de Seival.

TAPA-BURACOS PERMANENTE – O coordenador municipal de Obras e Serviços Públicos, Dorval Renato Cunha, o Renatão, menciona que a operação tapa-buracos na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) é permanente. “Conforme a necessidade, nós vamos corrigindo”, informa, destacando que o serviço é feito com asfalto frio. “É um material de alta qualidade, usado em todo o Rio Grande do Sul”, acrescenta.

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