Contrastes e semelhanças

A capa da edição desta terça-feira (13) traz duas matérias que constrastam entre si, porém que trazem também semelhanças.
Na primeira manchete, se evidencia a união de entidades, pessoas e empresas para a revitalização de uma escola. Na segunda notícia, a junção de vândalos que adentraram outra escola candiotense para destruí-la. Numa reportagem, a grandeza da união pelo bem da educação. Na outra, um crime que atinge o seio da coletividade, pois uma escola pública é um espaço de todos.
Entretanto, se analisarmos por outro aspecto, veremos que em ambos os casos o Estado (enquanto ente e não como unidade da Federação), falhou. No primeiro, se ausentou por não dar as devidas condições estruturais de funcionamento ao educandário e no outro, a falha está na falta de segurança e educação da sociedade, que ataca aquilo que é dela mesmo.
Contudo, ao vermos o primeiro exemplo, renovamos esperanças de que ainda temos chances de construirmos um mundo melhor. Já no segundo, é preciso apurar quem são os autores e puní-los exemplarmente, pois quem ataca uma escola, do que mais é capaz?

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