INFRAESTRUTURA

Convênio entre Prefeitura de Candiota e CGT Eletrosul garante reparo de trecho da MAC

Adriano e o diretor-presidente da CGT Eletrosul, Antônio Krieger se reuniram em duas ocasiões na sede da companhia, em Florianópolis, para debater uma solução conjunta Foto: Divulgação TP

A Câmara de Vereadores de Candiota aprovou por una­nimidade nesta quarta-feira (1º), em sessões extraordinárias, a celebração de um convênio entre a Prefeitura e a Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (Eletrobras CGT Eletrosul) para a resolução de um problema que há muito tempo incomoda a comunidade.

A solução encontrada vem sendo negociada também há algum tempo pelo prefeito Adriano dos Santos e o diretor-presidente da estatal federal, Antônio Nascimento Krieger. A CGT Eletrosul já havia tentado licitar o conserto do trecho da rodo­via Miguel Arlindo Câmara (MAC), embaixo das correias de transporte de carvão, mas em todas as vezes os certames deram deserto, ou seja, não apareceram interessados. No local, o asfalto cedeu após a então CGTEE fazer a passagem de uma tubulação das bacias de decantação da Usina.

Após isso, o prefeito, em função das licitações desertas, ti­nha proposto que a CGT Eletrosul contratasse a mesma empresa que a Prefeitura licitou para reparar trechos críticos da MAC. Contudo, apenas agora se encontrou a forma mais adequada juridicamente para fazer a obra, qual seja, a celebra­ção de um convênio entre os dois entes, onde a estatal aportará um recurso na ordem de R$ 160 mil e a Prefeitura ficará responsável pela execução da obra, quando deverá realizar uma licitação.

A vereadora governista Giselma Pereira (PT) e relato­ra do projeto numa das comis­sões, comemorou a celebração do convênio, antecipando seu voto favorável. “Temos o prazer, en­quanto vereadores, de aprovar esta parceria. Lembro também da luta do prefeito Adriano para que isso acontecesse”, assinalou.

Da mesma forma, o vereador de oposição Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), ao votar favorável ao projeto, justificou lembrando que foi a própria CGT Eletrosul (antes CGTEE), que fez o estrago no local e nada mais justo que ela consertas­se, segundo ele. “Estamos felizes com isso e talvez a CGT Eletrosul tenha criado coragem, tendo mais argumentos, depois que a Prefei­tura resolveu assumir a MAC, já que antes havia um impasse nesse sentido”, destacou Bibi.

DE TREVO A TREVO O prefeito Adriano também comemorou bas­tante o desenrolar da negociação e agora a aprovação por parte da Câ­mara. Ele lembrou que a Prefeitura apresentou um Plano de Trabalho para a CGT Eletrosul e a diretoria da empresa aprovou. “Já havíamos decidido que, independente de qual­quer coisa, o município ia intervir no local e felizmente a Companhia foi sensível à nossa proposta”, afir­mou o prefeito.

No local, segundo Adria­no, será feita novamente a base sob as correias e colocado asfalto novo (perfilamento) num trecho de cer­ca de 200 metros entre o trevo de entrada da Prainha até o trevo em frente à Usina. O prefeito afirmou que se for necessário, a Prefeitura poderá também aportar recursos para fazer tudo que é necessário.

Trecho entre o trevo da Prainha e o trevo da Usina será reparado

Comentários do Facebook