SANEAMENTO

Corsan investe em melhorias para sanar problema histórico em Pinheiro Machado

Apesar de gerar transtornos temporários, conforme descreveu a equipe, as intervenções vêm para qualificar os serviços de abastecimento de água

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Visando melhorar o problema de pressão, uma nova abertura foi feita na caixa d’água Foto: Divulgação TP

A Companhia Riogran­dense de Saneamento (Corsan) concluiu, na última semana, uma im­portante obra na unidade de Pinheiro Machado. Essa informação foi repassada pelo gestor, Alex Oliveira, que recebeu a reportagem do Tribuna do Pampa para falar sobre os serviços presta­dos pela empresa.

Segundo ele, a redu­ção de pressão no abasteci­mento foi identificada em algumas regiões logo após longos períodos de chuva e a equipe já vinha há um longo tempo trabalhando para tentar suprir essa ne­cessidade. “Com essa obra nós conseguimos resolver um problema histórico no município. Depois de uma semana de chuvas, logo no primeiro dia bom, havia uma deficiência em atender toda a demanda devido ao alto consumo. Isso acontecia em algumas regiões específicas e em períodos e horários bem pontuais – quando as pessoas podiam lavar roupas e limpar suas casas, por exemplo”.

Ainda conforme Alex, só foi possível pontuar de maneira mais específica os locais com maiores proble­mas graças às informações repassadas pelos próprios clientes. “Por isso é importan­te que as pessoas entrem em contato com a Corsan quando o serviço foge da sua norma­lidade. Nós tínhamos água para ofertar o abastecimento de modo normal, o problema é que até agora essa caixa contava apenas com uma saída. Com essa intervenção, que mobilizou toda a nossa equipe e o corpo técnico da regional, conseguimos dupli­car a saída de água e garantir melhorias no atendimento”, disse Alex.

Questionado sobre as principais áreas que sofriam com o problema identificado, o gestor relatou que o centro da cidade, o bairro Promorar e as moradias próximas ao cemitério eram as mais pre­judicadas. “Eu mesmo fui na casa de um cliente que não conseguia tomar banho naquele horário do meio-dia, porque não tinha pressão lá. Conseguimos identificar que eram locais bem específicos porque na rua ao lado a água chegava com força e então, depois da obra, o serviço foi normalizado”, comemorou.

Alex Oliveira, gestor da unidade pinheirense, recebeu a reportagem do TP Foto: Gislene Farion TP

RECLAMAÇÕES Apesar de ser uma obra extremamente positiva para a população, a intervenção realizada pela Corsan gerou, mais uma vez, uma série de críticas nas redes sociais. A interrupção da via urbana e a recolocação do cal­çamento foram os principais alvos de críticas na área pró­xima à unidade pinheirense.

Instigado a falar sobre o caso, Alex desmentiu co­mentários de que se tratava de uma obra específica da Cor­san para o novo loteamento da cidade e disse que eram dois trabalhos distintos. “Deu o acaso de que no mesmo período a Corsan e o pessoal do loteamento estavam em obras. No caso deles, o lotea­dor apresentou o projeto para nós, a Corsan determinou o ponto que ele precisaria pegar como tomada de água e a res­ponsabilidade deles era puxar toda a rede a partir dali. Foi na mesma esquina da nossa unidade, por isso gerou toda aquela confusão. A Corsan fiscalizou o trabalho e eles executaram, inclusive o de repavimentação que ainda não foi concluído totalmen­te”, esclareceu.

O transtorno que o profissional se referiu foi o caso de um ônibus, que trans­portava pacientes atendidos no Hospital de Pinheiro Ma­chado, e que acabou atolando naquela região onde ocorriam as obras. Para a reportagem, o gestor comentou ainda sobre as dificuldades em manter as áreas sinalizadas durante todo o período. “Tomamos todos os devidos cuidados, com a colocação de cavaletes e todo o material necessário para que tenham cuidado ao trafegar naquela área, mas não conseguimos vigiar todo o tempo e muitas vezes os pontos são alterados ou ainda retirados dos locais, gerando esses problemas como o caso do ônibus”, lamentou Alex.

EMPRESA TERCEIRIZADA Sobre a repavimentação após os serviços por parte da Corsan serem concluídos, ele disse que a responsabilidade é de uma empresa terceiri­zada e que a equipe local fiscaliza até que esteja em boas condições para retomar o tráfego na área. “Depois de fazer a intervenção na rua, a Corsan precisa esperar um tempo para compactar o material porque seria muita irresponsabilidade nossa já repavimentar no mesmo dia de conclusão. Naquela rua existe muito fluxo de ônibus e só o peso deles já ajuda a ceder, isso quer dizer que se já tivéssemos chamado a terceirizada tão logo houve a conclusão do trabalho era certo que teríamos que refazer todo o serviço e isso é dinhei­ro público que seria desperdi­çado”, disse. Ainda segundo o gestor, a repavimentação após a abertura da segunda saída de água na caixa já foi realizada.

Uma empresa terceirizada, sob fiscalização da Corsan, faz a repavimentação da área Foto: Divulgação TP

De acordo com Alex, há o entendimento de que todos os trabalhos nas vias urbanas por parte da Corsan geram um período de desordem para a população, mas lembrou que é um tempo necessário para que melhores serviços sejam disponibiliza­dos. “Não existe a possibili­dade de fazermos uma obra sem mexer no calçamento e nós precisamos respeitar também as regras da empresa. Não somos nós de Pinheiro Machado que determina­mos, nós cumprimos prazos e orientações para que tudo seja feito da melhor maneira possível e no menor tempo para que a população seja be­neficiada com mais qualidade de serviço de abastecimento”, finalizou.

CANAIS DE RELACIO­NAMENTO Conforme comentou o gestor, a Corsan tem investido em canais de relacionamento para econo­mizar tempo, tirar dúvidas e solucionar problemas dos clientes. Entre os destaques, o aplicativo Corsan (disponível para Android e iOS) conta com serviços para pessoa física e jurídica – com emissão da 2ª via e demais utilidades. “Para isso, é importante que mantenham seus cadastros com o número de telefone atualizado, assim também é possível receber SMS sobre horários de desabastecimento já programados na unidade para obras de melhorias”, disse Alex.

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