QUALIFICAÇÃO

Curso de história e cultura afro-brasileira foi realizado em Candiota

Curso contou com a participação de 15 professores Foto: Silvana Antunes TP

Foi realizado entre os dias 2 e 5 de janeiro o curso de História e Cultura Afro-brasileiro no município de Candiota. O curso é uma criação do professor César Jacinto, pesquisador da temática a mais de 25 anos e é resulta­do das suas vivências com as formações pedagógicas, academia e militância no movimento social Negro.

Apesar do período de férias, participaram 15 professoras dos municípios de Bagé, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado, buscando complementação na sua formação docente com uma temática que se tornou legislação em 2003, através da Lei 10.639/03 explicitando a obrigatorieda­de dos estabelecimentos de ensino públicos ou privados, proporcionarem a história e a cultura africana e afro­-brasileira.

O curso teve carga horária de 40h e foi dividido em aulas expositivas/dialo­gadas, leituras dirigidas de textos e artigos, socialização das leituras dos artigos e de documentários e elaboração de projeto orientado para execução e espaços formais ou não-formais de educação.

Professores adquiriram conhecimento sobre a legislação e aplicação em sala de aula Foto: Divulgação TP

A Escola Estadual Dario Lassance foi parceira da iniciativa cedendo sala de aula. Para o professor Jacin­to, este formato mais amplo de formação continuado é mais efetivo e pedago­gicamente mais correto para que as professoras adquiram conhecimentos necessários para rompe­rem com preconceitos e visões estereotipadas da cultura negra no Brasil. “Seguramente todos saem ao final do curso diferentes e com outras percepções”, afirmou o professor.

Como muitos pro­fessores desejavam participar e estavam viajando nesse período, há possibilidade da formação de mais uma turma em Candiota. Interessados de­vem fazer contato via telefone/whatsapp através do número 997085775.

Comentários do Facebook