QUALIFICAÇÃO

Cursos de costura encerram com formatura em Hulha Negra

A qualificação formou 18 pessoas Foto: Simôni Costa/Especial TP

Os cursos de costu­ra, modelagem industrial e confecções em patchwork, realizados entre os meses de outubro e dezembro de 2018, em Hulha Negra, celebraram suas 18 formandas na noite de terça-feira (8), em atividade realizada no Centro de Refe­rência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

A promoção dos cursos foi da Prefeitura de Hulha Negra, UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e do Sistema Fiergs-Senai/RS, que ministrou as aulas em uma das suas unidades móveis, que ficou estacionada na avenida principal do município.

A turma, selecionada por meio de cadastro reali­zado pela Secretaria Muni­cipal de Assistência Social, contemplou moradoras da sede e da zona rural de Hulha Negra. Presente na formatura, o prefeito Renato Machado destacou que oferecer qua­lificação profissional é uma das metas da administração. “Sabemos que com mais qua­lificação novas oportunidades se abrem, por isso temos o compromisso de buscar cursos que possibilitem um auxílio na renda das famílias. Agradecemos imensamente a nossa parceira UTE Pampa Sul porque foi através desta parceria que podemos realizar esta festa de formatura”, disse o prefeito.

Para a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a capacitação além de gerar renda também é uma forma de unir os participan­tes. “Os cursos tiveram como objetivo inicial a geração de renda, além de ser uma atividade que integra as pes­soas e estimula o trabalho em equipe”, explica.

Para as alunas, os conhecimentos obtidos promoveram mais uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. “Os cursos foram maravilhosos, porque além de todo conhecimento repassado por meio das téc­nicas de corte e costura, eles irão contribuir com uma nova forma de renda e ainda possibilitar a confecção das nossas próprias peças. Era um sonho antigo meu e que foi realizado. Já estou cos­turando em casa e pretendo trabalhar com costura em geral, depois que eu com­prar uma máquina overlock”, disse uma das alunas do curso, Esmeralda da Rosa Couto.

O gerente socioambien­tal da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, conta que, ini­cialmente, estavam previstos somente os cursos de costura e modelagem industrial, mas que devido à iniciativa das próprias alunas, foram incluídas as ati­vidades sobre a confecção de produtos utilizando a técnica de patchwork. “Ficamos muito satisfeitos em perceber o empe­nho das alunas que, inclusive, buscaram este terceiro curso como mais uma alternativa de formação e incremento de co­nhecimento. Esperamos, que os cursos possam representar um incentivo ao empreendedoris­mo e a valorização do trabalho desenvolvido por elas”, destaca Stamm.

Comentários do Facebook