BAGÉ

Definida programação da Semana da Pessoa com Deficiência

Em 2016 as atividades serão destinadas ao público interno devido às dificuldades financeiras da instituição

Atividades serão realizadas para o público da instituição

Apesar da situação financeira difícil, Caminho da Luz realizará as atividades Foto: Divulgação TP

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no Caminho da Luz terá diferenciais em relação aos últimos anos. As dificuldades financeiras enfrentadas pela entidade levaram à decisão de que os eventos, desta vez, serão destinados ao público interno – assistidos e seus familiares, professores, funcionários e voluntários da instituição.

As atividades vão iniciar dia 22, às 13h30, com o Mutirão da Inclusão, onde a equipe do Caminho da Luz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria Municipal de Saúde irão prestar serviços em uma unidade móvel com serviços de saúde, por meio de uma equipe técnica, com biometria e verificação de pressão. Haverá também serviços de beleza, com massagistas e cabeleireiros. A programação contará com a mostra de trabalhos do grupo de mães, oficina e Escola do Caminho da Luz. As ações serão desenvolvidas no ginásio poliesportivo da instituição.

No dia 23 acontece a palestra “Delícias da Fé”, com depoimento da experiência profissional de Maria Ângela Moreira de Moraes, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Logo após, às 15h3o, no ginásio do Caminho da Luz, acontece uma série de apresentações artísticas.      No dia 24 é a vez do Festival de Atletismo para os assistidos da instituição. Haverá atividades como caminhada, corridas em várias modalidades, arremesso de peso e pesinho, além do salto em distância. A programação acontece no ginásio Corujão, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), a partir das 13h30.

Na quinta-feira, dia 25, às 13h30, acontece a palestra “Deficiência e Sexualidade”, ministrada pela psicóloga Sisâni Garcia e equipe de profissionais da clínica do Caminho da Luz. A novidade é que haverá, para os assistidos, um passeio turístico concomitante ao horário da palestra destinada aos pais. O passeio turístico é realizado em parceria com a empresa STADTBUS – que fará um itinerário especial.

Encerrando a programação, no dia 26, haverá às 9h uma atividade de integração com alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com apresentação da instituição Caminho da Luz aos alunos com vídeo institucional e palestra. Na sequência, às 10h, haverá a palestra “Comunicação Alternativa”, com apresentação do livro de receitas Cozinha para Todos – comunicação alternativa para forno e fogão, a cargo da professora adjunta da Unipampa/Campus Bagé, integrante do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Amélia Rota Borges de Bastos

A partir das 13h30 será realizada uma dinâmica com a equipe do Caminho da Luz, denominada  Círculo de Construção de Paz – Fortalecimento de Vínculos. O ministrante será Vinícius Lima Lousada – doutor em Educação, coordenador da Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus/Bento Gonçalves, escritor, palestrante da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) e Facilitador do Círculo de Construção de Paz. A dinâmica será realizada no salão de atos da instituição.  “Apesar das dificuldades, procuramos manter o padrão das programações que realizamos ao longo dos últimos anos”, frisa a presidente do Caminho da Luz, Iara Freitas, salientando ainda “precisamos conter as despesas e sabemos da importância de assinalar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e montamos a programação voltada ao nosso público principal, que são nossos assistidos e seus familiares”.

Comentários do Facebook