POLÍTICA

Deputados Luiz Fernando Mainardi e Zé Nunes visitam o Castelo Assis Brasil

Parlamentares trabalham na elaboração de um projeto para recuperação do castelo e em prol do seu potencial turístico

Os parlamentares foram recebidos pela neta de Assis Brasil no castelo Foto: Divulgação TP

Na última segunda-feira (29), os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi e Zé Nunes (ambos do PT) realizaram mais uma visita ao Castelo Assis Brasil, localizado no município de Pedras Altas. Os parlamentares foram recebidos pelo prefeito Bebeto Perdomo, pelo vereador Marcola (PT) e pela neta de Assis Brasil, Lydia Assis Brasil, atualmente responsável pela propriedade.

Na foto, Mainardi e Zé Nunes diante da biblioteca com mais de 9 mil volumes Foto: Elis Regina/Especial TP

Após aprovação do Reconhecimento Histórico do Castelo pela Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa do Estado, os deputados agora buscam uma solução para recuperar a estrutura, sua biblioteca com mais de nove mil volumes e o seu potencial turístico. No interior do castelo, dentre as peças valiosas para a história do Brasil e do Rio Grande do Sul, está a mesa onde foi assinado o Tratado de Pedras Altas.

Conforme alertou Mainardi, o lugar precisa passar por uma restauração urgente, já que sofre com a umidade, goteiras e todas as circunstâncias do tempo. Furtos de peças do interior do castelo também foram registrados por familiares de Assis Brasil. “O castelo, infelizmente, encontra-se em uma situação de abandono como nunca vi. Isso, evidentemente, não é responsabilidade da família, cuja representante que nos abriu o acesso à casa, neta de Joaquim Francisco, manteve por anos, até quando foi possível economicamente”, disse.

Autoridades e Lydia Assis Brasil (E) se reuniram para
discutir ações de preservação do local

Uma triste situação para quem agregou tanta cultura e ensinamentos, através de teorias, práticas e exemplos fundamentais para as várias gerações que se seguiram. É preciso, evidentemente, fazer alguma coisa. Diante disso, a proposta dos deputados é que o Poder Público, nas três esferas, seja parceiro na recuperação do castelo. Com o projeto se tornando realidade, o turismo e a economia em Pedras Altas darão um grande passo e o legado de Assis Brasil será preservado. O assunto será encaminhado ao Governo do Estado pelos parlamentares.

Comentários do Facebook