DIA DO GAÚCHO

Desfiles farroupilhas: entidades cultuaram a tradição na região

O dia 20 de Setem­bro foi voltado a comemorar o he­roísmo e a bravura dos guerreiros farroupilhas nos municípios da região. Em Candiota, Hulha Ne­gra, Pedras e Pinheiro Machado, ocorreram os tradicionais desfiles far­roupilhas, sendo alguns com premiações.

Confira neste es­pecial, alguns flashes dos desfiles nos municípios.

PTG Redomão é 1º lugar no desfile de Pinheiro Machado

Na manhã do dia 20 de setembro, cerca de 400 cavaleiros desfilaram o amor pelo Rio Grande do Sul e encantaram o expressivo público que se fez presente na Praça Angelino Goulart, em Pinheiro Machado. Além do desfile que habitualmente acontece em todos os municípios do Estado, os piquetes pinheirenses também buscavam a premiação que ocorre tanto pelo CCTG Lila Alves quanto pela Câmara de Vereadores.

Na foto, integrantes do Redomão receberam o troféu de 1º lugar da patronagem do CCTG Lila Alves Foto: Gislene Farion TP

Em 2018, completando 19 anos de histórias, o Piquete de Tradições Gaúchas Redomão acabou levando os dois primeiros lugares e confirmando a expectativa de um belo trabalho apresentado com o seu desfile temático. Na oportunidade, cerca de 50 cavaleiros representaram “Noel Guarany e seu canto”, onde mostraram algumas das principais músicas do tradicionalista. “Foi cansativo e corrido, mas muito especial e gratificante porque falamos de um mestre, cantor e poeta e mostramos um pouco da sua vida e algumas de suas músicas”, destacou o atual patrão, Marcelo Aires. Neste ano, o grupo também prestou homenagem a Renan Rosa – integrante do piquete que completou 10 anos de falecimento.

Para ele, embora o Redomão já tenha conquis­tado aproximadamente 40 troféus, o desfile farroupilha vai muito além das premiações. “É tudo fruto de muito trabalho, dedicação, união e de procurar mostrar a nossa cultura de forma singela. Nosso intuito é desfilar e reunir todos os nossos amigos pra confraternizarmos a cada 20 de setembro e esse é o nosso maior prêmio”.

SAIBA MAIS Fundado em 11 de novembro de 1999, o Piquete de Tradições Gaúchas Redomão foi criado por um grupo de jovens amigos que inicialmente tinham a ideia de formar apenas uma equipe de laço. Segundo contou Aires, eles acabaram indo além e fundaram o PTG que está prestes a completar 20 anos de histórias. “Naquele dia não foi montado apenas uma equipe de laçadores, mas um piquete que une famílias e amigos até os dias de hoje”, destacou.

CLASSIFICAÇÃO PIQUETES COM TEMA: 1° – Piquete Redomão, 2°- Piquete À Moda Antiga, 3°- Piquete do Xirú; PIQUETES SEM TEMA: 1°- Piquete Guardiões da Olaria.

Os piquetes com temas prenderam a atenção do público Foto: Gislene Farion TP

 

Cerca de 400 cavaleiros participaram do desfile Foto: Gislene Farion TP

Hulha Negra encerrou desfile com ato oficial no ginásio municipal

O desfile na Terra da Festa do Colono contou com a partici­pação de seis entidades tradicionalistas e um bom público se aglo­merou na avenida Getúlio Vargas, para prestigiar a passagem dos mais de 300 cavaleiros, que percorreram as principais vias públicas.

O ato oficial e de encerramento foi no largo da Festa do Colono (ginásio municipal), oportunidade em que participaram os representantes do CTG Lagoa da Música, que abriu o desfile, CTG Vento Xucro, PTG Chácara dos Quero-Queros, PTG Tropeiros da Liberdade, CTG Nativos do Rio Negro e CTG Herdeiros do Sepé.

Um diferencial deste ano foi o aumento do número de crianças no desfile, que acompanhados dos pais encantaram a todos. Após o pronunciamento dos representantes das entidades tradicionalistas, o prefeito Renato Machado lembrou a importância do culto à tradição e parabenizou o empenho de todos.


 

Mais de 200 cavaleiros participaram do desfile em Candiota

Cerca de 240 cavaleiros desfilaram, em homena­gem ao maior marco da identidade gaúcha e maior conflito armado do Brasil: A Revolução Farroupilha. O desfile foi organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventu­de junto aos representantes das entidades tradicionalistas.

As comemorações começaram pela manhã com as exposições “História do Tradicionalismo de Candiota” e “História de Paixão Cortes”, na Praça Dario Lassance. Antes do desfile, o público pode prestigiar o show de aber­tura com o Grupo Pegada Fandangueira. Após o desfile ocorreu o ato oficial com a fala das autoridades. Em sua fala o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, destacou que estava muito orgulhoso com tudo que viu. “Mantemos aqui a chama do tradicionalismo cada vez mais acesa e forte, essa é a principal marca no nosso Estado, todos hoje estamos reunidos em um só espírito em busca de unidade e igualdade”, explanou.

Já o prefeito Adriano dos Santos ressaltou tam­bém a importância de cultuar a tradição. “Hoje extingui­remos a chama farroupilha, mas quero pedir a todos que não deixem extinguir a chama do gaúcho no coração de vocês, que demonstra nossa luta, nossa cultura e nossa tradição”, enfatizou.

Após as falas, as invernadas artísticas abrilhan­taram o evento através do Ciranda Cultural Candiotense, um projeto que desenvolve atividades de danças tradi­cionalistas gaúchas e conta com produção da Gestão e Produção de Ações Culturais (GPAC) e patrocínio da UTE Pampa Sul e do Banrisul. As atividades foram encerradas com o show do grupo Vaneraço e com a premiação para as entidades pelo desfile.

Confira os vencedores:

– CTGs: 1° Lugar – CTG Combate do Seival, 2° Lugar – CTG Batalha do Seival, 3° Lugar – CTG Luiz Chirivino, 4° Lugar – CTG Candeeiro do Pago

– PTGs: 1° Lugar – Amigos do Laço, 2° Lugar – Sinuelo da Tradição

– Indumentárias: Julio Rodrigues – CTG Luiz Chirivino, Marimon – CTG Batalha do Seival, Miguel Cimirro – CTG Batalha do Seival

– Apero: 1° Lugar – Mario Soares – PTG Amigos do Laço, 2° Lugar – Thazo Duck – CTG Combate do Seival, 3° Lugar – Pedro Brion – CTG Candeeiro do Pago.



Integração e resgate histórico marcou o desfile de Pedras Altas

A Cidade do Castelo também cul­tuou a tradição no 20 de Setembro, Dia do Gaúcho ou Revolução Farroupilha. Atra­vés da organização do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela de Pedras Altas, os integrantes da entidade, acompanhados dos piquetes tradicionalistas, integraram as comunidades e resgataram a história gaúcha, com desfile e apresentações.

Acompanhados dos secretários municipais, o prefeito Bebeto Perdomo aplaudiu a todos pela organização, empe­nho e culto à tradição durante os festejos e desfile farroupilha.



Comentários do Facebook