SAÚDE

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (4)

Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas divulgaram os horários e locais de atendimento Foto: Divulgação TP

Acontece neste sábado (4), em todo o país, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir do dia 22, o Ministério da Saúde (MS) abriu ao restante do público-alvo.

Com isso, também começaram a receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. Até o fim de março, de acordo com a Agência Brasil, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

Entre os municípios de cobertura do TP impresso, somente Pinheiro Machado mudou o Dia D da campanha. Conforme o secretário da pasta, a medida foi uma estratégia para aumentar os índices de vacinação. Em contato com a reportagem, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas divulgaram os locais e horários para a população fazer a imunização neste sábado (4).

CANDIOTA – Durante o sábado, todas as unidades de saúde permanecerão abertas das 8 às 12h e das 13h às 17h para aplicação das doses. Segundo a enfermeira responsável pelas imunizações, Ariadne da Costa, estarão sendo vacinadas crianças até 5 anos incompletos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores e pessoas com problemas crônicos mediante apresentação de receita médica. A profissional ressalta que a vacina não tem contraindicação. “Só não pode receber a dose quem está com febre no dia da vacina – os demais podem ser imunizados”, explica. Na data também estará ocorrendo a pesagem do Bolsa Família nos postos da sede do município e João Emílio.

HULHA NEGRA – No município, o Dia D de vacinação terá dois enfoques: a sede e o interior. De acordo com a chefe de enfermagem, Carla Lugo, as doses serão disponibilizadas na sede do município, no Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais), o popular hospital, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No dia, visando atender as localidades da Serra da Hulha e demais assentamentos, duas equipes volantes percorrerão os postos para que a comunidade possa ter acesso à vacinação.

PEDRAS ALTAS – A vacinação ocorrerá na Policlínica, das 8 às 17h. Segundo o coordenador de Saúde, Celso Caetano, o interior já está sendo atendido durante os atendimentos habituais do Estratégia de Saúde da Família (ESF).

PINHEIRO MACHADO – No município, de acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, o dia D da campanha sofreu alterações. “Como os índices ainda estão muito baixos, nesse período estamos trabalhando de forma bastante efetiva na busca pelo público alvo diretamente nas escolas e indo até os pacientes acamados, por isso o dia D foi adiado”, explicou. A nova data, segundo o gestor da pasta, está marcada para o sábado (18), das 8h30 às 17h (sem intervalo ao meio-dia), na sede da Secretaria de Saúde e Ação Social.

Comentários do Facebook