INFRAESTRUTURA

Direção do Hospital de Pinheiro Machado adapta container para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19

A estrutura foi totalmente reformada e recebeu porta, janela e pintura Foto: Divulgação TP

Já está em pleno funcionamento o consultório médico montado dentro de um container pela direção do Hospital de Pinheiro Machado. A estrutura é destinada para atendimento de pacientes com suspeitas de Covid-19 – a doença causada pelo novo corona­vírus. Até o momento, o município contabiliza dois casos e ambos estão em isolamento domiciliar desde o início da última semana.

Para o jornal, a diretora financeira da Associação Assis­tencial Pinheirense, responsável pela administração da entidade, Everaldina Santos, contou como adquiriu o item. Antes do contai­ner, o hospital contou com uma estrutura de lona cedida pelo Exér­cito Brasileiro, que acabou não aguentando os impactos climáti­cos, principalmente dos ventos.“O container surgiu em uma conversa minha com o Mauro Feira, que se prontificou em ajudar na procura de uma barraca grande para subs­tituir a que tínhamos. Foi assim que surgiu a ideia do container e junto com a intermediação do Gil­son Mesko conseguimos a doação da firma de chineses que prestam serviço na região”, contou.

Nas últimas semanas, o espaço passou por uma verdadei­ra transformação e agora é um consultório médico para ninguém colocar defeito. “Todo paciente com suspeita de coronavírus será atendido neste local. O ambiente foi todo remodelado e é cons­tantemente higienizado para dar suporte nos atendimentos e assim não colocar os demais espaços físicos do hospital em risco de contaminação. Não existe um horário fixo de funcionamento, o container está à disposição da população durante as 24h em que o Pronto Atendimento também funciona”, disse Everaldina.

O container foi doado e também servirá de almoxarifado pós pandemia Foto: Divulgação TP

Questionada sobre o fluxo de pessoas, a diretora afirmou que já está normalizado e que é importante as pessoas atentarem para as anormalidades. “No início tivemos um fluxo muito grande de pessoas, principalmente pelo desconhecimento e pelo pânico em relação ao vírus, mas hoje já está tudo dentro da normalidade. A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, atentem para alguma anormalidade e aí sim venham em busca de atendimento. Vejo que a população fica muito alarmada por qualquer sintoma, que muitas vezes já sentem há tempos e que é agravado em ra­zão do estresse diante da situação de pandemia que todos estamos vivenciando”, destacou.

Ainda segundo Everaldina, a direção do hospital está em cons­tante comunicação com as equipes da Secretaria de Saúde e seguem as normas do setor de vigilância sanitária do município e da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Pelotas – a qual Pinheiro Machado pertence. Sobre a utili­zação do container pós pandemia, a diretora disse que a intenção é que a estrutura seja transformada em um almoxarifado e continue sendo útil para a entidade.

Comentários do Facebook