CORONAVÍRUS

“Dom Pedrito ainda não está preparado para a reabertura total do comércio”, diz prefeito

Reunião aconteceu neste sábado (28)

O município de Dom Pedrito, que confirmou um caso de coronavírus , discutiu neste sábado (28), a possibilidade de reabertura do comércio considerado não essencial.

Três importantes reuniões foram lideradas pelo prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, no salão nobre da Prefeitura, em razão de manifestações de empresários que solicitavam a reabertura dos estabelecimentos.

A primeira reunião aconteceu entre o prefeito e equipe de Governo. Posteriormente se juntaram representantes da Sociedade de Medicina de Dom Pedrito, presidida pela médica Silvana Mozzaquatro, do Conselho Regional de Medicina, representado pelo médico Rogério Tomasi, representantes da Santa Casa de Caridade e médicos da atenção básica e da rede hospitalar.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura , no diálogo ficou clara a necessidade de manter por pelo menos mais uma semana o distanciamento social, visto que a Santa Casa de Caridade pleiteia junto ao Estado a liberação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, também para estes dias, está prevista a chegada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de saúde.

Na reunião da tarde, somaram-se, representantes do Legislativo, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Comerciários, Sindicato Rural, Associação dos Agricultores e Unipampa. Na oportunidade, foi lida a ata da última reunião da manhã, que relatava as falas do prefeito e das considerações dos profissionais de saúde.

Todos os representantes fizeram o uso da palavra e o prefeito mais uma vez ressaltou a sua angústia nessa tomada de decisões e, por isso, a necessidade de construir através do diálogo uma alternativa mais acertada possível.

Por unanimidade, foi decidido que o retorno das atividades do comércio que está fechado, não acontecerá nessa semana, para que haja o tão falado achatamento da curva. “Dom Pedrito não está preparado para a reabertura total do comércio na próxima segunda-feira (30). Não temos estrutura de saúde pública adequada para atendimento de muitos casos que necessitem de internação hospitalar, caso muitas pessoas sejam contaminadas nós próximos dias”, enfatizou o prefeito na hipótese de afrouxamento dos Decretos Municipais.

Ficou decidido que as mesmas lideranças se reunirão na próxima quinta-feira, dia 2 de abril, para decidir que dia e de que forma o comércio será reaberto. Também ficou definido que os comerciantes receberão uma espécie de manual com as recomendações necessárias para o funcionamento de cada tipo de atividade, para não colocarem em risco clientes e colaboradores.

As autoridades reforçaram a necessidade da continuidade do distanciamento social e salientaram que a fiscalização municipal vai continuar, apesar da maioria da população estar compreendendo as medidas impostas na prevenção pelo coronavírus, como o toque de recolher entre às 21h e 6h e, a não utilização dos espaços públicos.

O prefeito Mário Augusto, assegurou aos presentes que a administração municipal está atendendo toda a demanda social que o momento exige.  “Começamos ontem a Campanha Alimento Amigo e, na próxima semana, realizaremos a Panela do Bem. Estamos cuidando da nossa população em todos os sentidos”, frisou.

 

Comentários do Facebook