EDUCAÇÃO

Durante o recesso, Secretarias de Educação intensificam os serviços de manutenção e formação

Se para alunos e professores o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre do calendário letivo é bastante esperado para descansar, as equipes das Secretarias de Educação aproveitam os espaços vazios e a pausa na prestação de serviços para manutenção e ajustes – tanto na infraestrutura quanto nos veículos da frota escolar. É nesse momento, normalmente no intervalo entre uma a duas semanas, que os titulares da pasta se organizam para promover ações que mantenham em pleno funcionamento até o final do ano. Para os municípios de cobertura do TP impresso é assim que acontece e foi isso que a reportagem foi apurar, de forma mais detalhada, com os responsáveis pela área. O retorno das atividades letivas está previsto para a próxima segunda-feira (5).

CANDIOTA

Curso de formação foi ministrado Foto: Divulgação TP

Em contato com a secretária de Educação, Giselma Pereira, a reportagem procurou verificar quais ações são realizadas enquanto os discentes encontram-se no período de férias. Segundo ela, na Câmara de Vereadores de Candiota, a última sexta-feira (26) foi de formação para os profissionais da área. “Professores, servidores e estagiários participaram de uma atividade ministrada pelo professor César Jacinto, sobre a questão racial – tema que está na Legislação Federal para ser abordado nas escolas. Além disso, recebemos instruções de primeiros socorros da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também há essa exigência legal de certificado em todos os educandários, garantindo que saibam prestar socorro até a equipe chegar para o devido atendimento”, explicou.

Na infraestrutura dos educandários, além da revisão de toda a rede elétrica, Giselma disse que a semana tem sido destinada para limpezas mais pesadas. “É igual a casa da gente, que fazemos uma limpeza bem pesada quando é possível e depois vamos mantendo. Na quarta-feira (30), foi realizada a limpeza das caixas d’água das escolas – que é feita a semestralmente; a manutenção nos pátios e também uma limpeza mais pesada nos prédios com o uso de lava-jatos”.

Além disso, a titular da pasta pontuou uma série de obras destinadas principalmente aos prédios da Educação Infantil. “Na Odete, na sede do município, já está ocorrendo o cercamento da área interna de circulação e ainda a liberação do espaço de uma sala de aula, com a instalação de divisórias; na Gente Feliz, em Seival, de duas salas bem pequenas estamos fazendo uma grande; na Gente Inocente, da Vila Operária, locamos o prédio vizinho que vai passar por reformas para melhor atender a comunidade escolar do bairro e essa medida vai possibilitar o aumento das vagas a partir do próximo ano”, disse.

Conforme informou, a escola Santa Izabel também está recebendo manutenção em seu espaço física e a Neli Betemps, além de solda e recuperação do mobiliário do refeitório, a ampliação do estacionamento para os ônibus. “Tudo que se viu necessário fazer nós estamos fazendo nesse período. É bem importante aproveitar essa pausa para dar manutenção, principalmente, na frota escolar. A notícia boa é que já estávamos contando com um micro novo e nesse retorno, marcado para a segunda-feira (5), contamos com mais um”.

PINHEIRO MACHADO

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Educação, Cultura e Desporto, Jackson Cabral, o período que corresponde ao recesso escolar do meio do ano serve para reorganizar todas as estruturas de um modo geral. “Nesse momento já foram refeitas as licitações da merenda escolar para o segundo semestre e também se fez toda a manutenção dos veículos da frota escolar – todos passaram por vistoria e já receberam os reparos que necessitavam para voltar a atender a demanda”, relatou.

Sobre a estrutura dos educandários, o secretário também pontuou algumas ações realizadas durante as férias e nas semanas seguintes. “Durante essa semana estamos reformando alguns quadros que necessitavam de melhorias; no Avelino de Assis Brasil, através de uma parceria entre a própria escola e a Prefeitura, está sendo colocado piso em todos os corredores; e na próxima semana há a expectativa do início de uma obra na escola de Educação Infantil Tânia Cardoso”, disse Cabral.

Questionado sobre o pedagógico, em relação aos professores, ele salientou a importância do período para o descanso e a retomada do trabalho com toda a energia visando concluir o ano letivo. “Enquanto isso, a nossa equipe de coordenadores segue no planejamento das ações de capacitação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já foi distribuído para as escolas por área de estudo, bem como o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e a posterior preparação do referencial do município de Pinheiro Machado”, explicou.

Nesta semana, a formadora municipal do Programa pela Valorização da Educação (PVE), Deise Ávila, está em São Paulo recebendo novas instruções para repassar aos gestores e docentes. “A qualificação éa base para os próximos ciclos que virão a partir do segundo semestre desse projeto que se estende por todo o ano. O PVE tem sido uma ferramenta bem interessante por ter como objetivo não só capacitar os gestores de escolas, mas também apoiar os professores nas suas iniciativas e propagarem cada educandário bons projetos e iniciativas, além da busca pela mobilização social”.

PEDRAS ALTAS

R$ 100 mil foram investidos em uniformes escolares

Na Cidade do Castelo, o período de férias escolares está contemplando diversas ações. Conforme relatou a secretária de Educação, Cultura e Desporto ao TP, Cilene Tardiz, um dos principais pontos é a organização da formação de professores para o começo das aulas na escola Neuza Brizola, localizada à 70km da sede, com início às 9h30 e oferta de café da manhã, almoço e café da tarde. “O tema será sobre a nova Base Comum Curricular. Na oportunidade será realizado um sorteio para escolher a sequência das escolas para entrega dos uniformes escolares – um investimento de R$ 100 mil que trará muitos benefícios aos estudantes da rede municipal”, explica a secretária.

Durante o período, em continuidade de um trabalho das férias de verão, está ocorrendo a reforma e pintura das escolas, bem como do alojamento dos professores e quadra de esportes no assentamento Regina, localizado a 50 km da sede do Município. A quadra esportiva será inaugurada nesta sexta-feira (2).

Outra importante ação da pasta é a manutenção do transporte escolar, visando garantir a segurança dos estudantes e motoristas que trafegam diariamente pelas estradas municipais.

Questionada a avaliar as ações do período de férias escolares para os alunos, Cilene disse que “enquanto secretaria de Educação e professora minha preocupação é garantir e oferecer melhor qualidade no ensino e na aprendizagem dos educandos sem deixar de se preocupar com o bem estar de professores e munícipes, pois uma educação de qualidade só se faz com pessoas comprometidas e felizes com seu trabalho”.

HULHA NEGRA

Ônibus foram manutencionados no período

Em Hulha Negra as férias escolares ocorreram por 15 dias e retornam na próxima segunda-feira (5). Em entrevista ao TP, a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary ressaltou duas importantes ações realizadas no período, a manutenção do transporte escolar e a formação de professores da rede municipal.

Segundo a secretária, nenhuma manutenção estrutural nas escolas foi realizada no período, somente alguns reparos. Isso porque, o necessário foi realizado nas férias de verão. Ela ressaltou a realização da manutenção da frota escolar. “Atualmente contamos com oito veículos próprios fazendo as linhas e todos foram para manutenção, tanto para a empresa contratada pelo município como para a especializada em Pelotas. Como é um período curto, priorizamos o transporte, pois sem transporte não temos aulas”, enfatiza Adriana, ressaltando estar orgulhosa pela equipe ter tomado a melhor decisão de ampliar o período de recesso escolar. “As estradas não estão ruins, mas tivemos período de muita chuva e frio. De qualquer forma iria atrapalhar o andamento escolar. Com isso evitamos também algumas doenças em razão do clima”, afirma.

Outro destaque do período foi a formação de professores, já divulgada pelo TP e a realizações de reuniões importantes para o andamento das escolas. Conforme Adriana Delabary, durante o período está sendo elaborado e discutido o regimento de cada escola. “Havia um regimento geral no município, mas temos escolas com diferentes realidades e as regras precisam se adequar a essa realidade. Com isso, cada escola debateu e formulou o seu regimento, que nesta sexta passará por aprovação. São encontros e debates importantes para a educação, pois desta forma conseguimos que o semestre transcorra de forma alinhada”, conclui a gestora.

Comentários do Facebook