Editorial – Haveremos de vencer

O novo coronavírus (Covid-19) já nos atinge. O mundo está infectado por ele. Não precisa estar do­ente para que nos sintamos contaminados. As economias do mundo todo vão derreter, aliás, já estão. Além e mais grave que isso são as mortes. Vidas humanas importam e muito.

O Brasil, apesar do presidente da República que temos (que não possui com­postura para ocupar este cargo), está, aos trancos e barrancos, tomando as me­didas necessárias para ao menos evitar que tenhamos a catástrofe chinesa, iraniana, italiana (a maior) ou espanhola.

O nosso Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Cidadã de 1988, apesar de todos os seus problemas e imperfeições, precisa neste momento ser louvado, pois imaginem se não tivéssemos uma estru­tura como esta para aten­dermos a nossa população, especialmente a mais pobre?

A crise é grave e sem precedentes. Está sendo comparada ao período das guerras mundiais. A fala de Jair Bolsonaro – nossa maior autoridade, nos indica que ele não reúne, como já se alertava, as condições para conduzir uma Nação do tamanho do Brasil. Cresce a insatisfação popular com sua irresponsabilidade. Se rapidamente ele não mudar sua postura, sua posição fica insustentável. Ele já cometeu crimes de respon­sabilidade. E não foram pedaladas fiscais.

Neste momento de ex­trema gravidade, cada um de nós precisa assumir suas responsabilidades. Nossas autoridades da região estão, ao que estamos vendo, fa­zendo a sua parte, tomando medidas duras e necessárias para tentar conter o avanço e proliferação do novo vírus.

É um momento de amor, de solidariedade, de empatia, de compaixão, de afeto e caridade, pois muitas pessoas, além da doença, passarão por necessidades econômicas também.

Nós, do Tribuna do Pampa, com nossa equipe pequena, mas aguerrida, seguirá dando a contribui­ção que nos cabe neste momento, tomando todas as precauções necessárias, para levar a boa informação à população de nossa região. Façamos cada um a sua parte, que haveremos de atravessar esta tempestade e sairmos fortalecidos e seres humanos melhores ao fim de tudo isso.

Comentários do Facebook