Editorial – Voltamos

Depois de um período de descanso e de reno­vação de energias, o jornal Tribuna do Pampa re­toma as edições impressas em 2020. A pausa é um importante momento para reflexões, bem como de planejamento para as ações que virão.

Novos desafios para quem faz jornalismo irão se impor neste ano, até por ser eleitoral. Se percebe claramente que a parte mais consciente da socieda­de, apesar de um ataque violento contra a imprensa, atesta que a democracia só assim pode ser chamada se garantir que a liberdade de expressão e da livre imprensa seja exercida.

Criticar os meios de comunicação faz parte da democracia. O que não se admite é defender a sua morte. O modelo de expansão da mídia no Brasil certamente está equivocado, pois as cinco maiores emissoras de televisão do país estão sob o comando de cinco famílias apenas. Isso precisa ser revisto e somente uma legislação poderá modificar esta situ­ação.

Aqui no Sul do mundo, com as todas as dificul­dades que se têm, seguimos firmes e fortes no propó­sito de sermos um veículo com abrangência regional, que fortalece o caráter do desenvolvimento sustentá­vel como alicerce de justiça social e econômica.

Em 2020, mais uma vez, apesar de tudo, ha­veremos de resistir e contribuir por mais um ano com a nossa região e a democracia. Neste sentido, como já temos, vamos precisar novamente contar com o apoio de todas as comunidades.

Comentários do Facebook