EDUCAÇÃO

Diretores das escolas municipais de Candiota tomaram posse nesta semana

Prefeito, vereadores, secretária da pasta e equipes diretivas estiveram no ato Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Uma solenidade simples no gabinete do prefeito Adriano dos Santos, no início desta semana, marcou a posse dos dire­tores das escolas do município de Candiota. Na oportunidade, Alex Perleberg, Ana Jovelina Hernandes e Michele Barreto passaram a res­ponder oficialmente pelas escolas Santa Izabel, Neli Betemps e Odete Lazare Corrêa respectivamente. Todos estão no segundo mandato e foram escolhidos através de pro­cesso eleitoral.

Para o Tribuna do Pampa, a secretária de Educação, Giselma Pereira, contou detalhes sobre o ato de posse. Segundo ela, as eleições nos educandários ocorreram entre os meses de novembro e dezembro e contavam com chapa única. No município, o processo é garantido por lei e acontece a cada dois anos. “Foi um momento de recordar as ações realizadas e, principalmente, os projetos que estão sendo desen­volvidos nas três escolas – parte por iniciativa dos próprios edu­candários, do Poder Público ou das próprias Parcerias Público Privadas (PPP) – as quais tem nos ajudado muito tanto financeira quanto so­cialmente. Também conseguimos fazer um balanço de 2019 e projetar 2020. Foi uma oportunidade para desejarmos que o novo ano e a nova gestão seja recheada de ética, diálogo e tranquilidade para darmos continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, disse.

Os três diretores eleitos tomaram posse nesta segunda-feira (6) Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

Depois de dois anos à frente da escola, o diretor Alex Perleberg disse que vê o novo biênio com mais clareza e conhecimento. “2020 já começa com um grande desafio, que é a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde o currículo escolar sofrerá alterações. Organizar o novo projeto político pedagógico da escola é uma prioridade para este início de ano, assim como a formação continuada de professores das escolas do campo e todas as demandas que visam o melhor atendimento aos nossos educandos. Vou continuar lutando para trazer mais investimentos para escola, pois temos muito a fazer não somente na parte estrutural, mas também na manutenção e continu­ação dos projetos”, afirma.

Para Ana Jovelina, da escola Neli Betemps, a expectativa é que a continuidade do trabalho seja pro­missora. “Desejo estreitar os laços com entidades parceiras e acomodar novas parcerias. Além disso, que a SMED e as outras Secretarias continuem trabalhando lado a lado para que tenhamos êxito em todas as nossas ações e projetos, que a comu­nidade escolar continue sendo pre­sente na escola, que o corpo docente atue sempre em prol do aluno, que os funcionários continuem dando o seu melhor e nós, da equipe diretiva, ajustando para que esse grupo ou essa escola permaneça com o seu título: melhor escola do município”, disse em conversa com o TP.

Já a diretora reeleita da escola de Educação Infantil Odete Lazare Corrêa disse que o novo ciclo começa com entusiasmo, boas expectativas e a certeza de que há uma nova missão a ser cumprida. “A cada ano buscamos novos co­nhecimentos, novas experiências e assim uma melhor qualidade de ensino para os alunos. Importante registrar o nosso sincero agra­decimento aos pais pelo apoio e confiança que tiveram nessa longa etapa com a nossa escola. Nós da direção, professoras, funcionárias e estagiárias vamos continuar estabelecendo um diálogo aberto com a comunidade escolar e a comunidade como um todo para que, de uma forma ou de outra, possamos agregar valores ao nosso trabalho. Acreditamos que assim cumpriremos mais uma missão com sucesso”, disse Michele.

Para o prefeito Adriano dos Santos, o momento foi de agradecer todo o empenho que os três profissionais já vinham tendo à frente dos educandários e dese­jar que a nova gestão seja ainda de mais sucesso e realizações. “É sempre importante agradecer porque grande parte da qualidade do ensino das nossas crianças é fruto da dedicação e do profissio­nalismo da Secretaria de Educação, desses diretores e de suas equipes. Em 2019 conseguimos realizar importantes reformas nas escolas e também a entrega dos uniformes – vindo a contribuir com a comu­nidade escolar como um todo. Es­peramos que 2020 seja um ano de muito diálogo, trabalho, empenho e realização para todos”, finalizou.

Conforme informou Gisel­ma, a previsão é de que, para os professores, o ano comece com cursos de formação nos dias 17 e 18 de fevereiro. Para os alunos de toda a rede municipal de ensino, as ati­vidades têm início no dia 19. Ainda segundo a titular da pasta, todo o calendário foi elaborado juntamente com as equipes diretivas no mês de dezembro, onde uma proposta foi enviada para as escolas, debatida com os professores e acordada junto à Secretaria de Educação de forma democrática.

Comentários do Facebook