EDUCAÇÃO

EJA do Colégio Hipólito Ribeiro de Pinheiro Machado realiza Mostra de Matemática

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Essa é a primeira de uma série de mostras por área na EJA

Essa é a primeira de uma série de mostras por área na EJA Foto: Divulgação TP

Na última sexta-feira (31), os professores de matemática da Educa­ção de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Gene­ral Hipólito Ribeiro, Carine Vasconcellos e Sandro Rosa, realizaram junto aos alunos das totalidades 07, 08 e 09 a 1ª Mostra do Conhecimento de Matemática deste semestre letivo.

A abertura do evento contou com a participação de funcionários do Sicredi de Pi­nheiro Machado, que ministra­ram palestra sobre Educação Financeira. Na sequência, os discentes apresentaram os tra­balhos desenvolvidos ao longo do mês de agosto em sala de aula referentes aos conteúdos de Geometria.

Sandro e Carine foram os responsáveis pela atividade

Sandro e Carine foram os responsáveis pela atividade Foto: Divulgação TP

Na turma 701, os alunos confeccionaram um painel com produções en­volvendo Tangram – onde, segundo o professor Sandro, foi possível se familiar com as formas do quebra-cabeça chinês. Ainda durante as au­las, também foi produzido um painel sobre a aplicação prática da Geometria através de embalagens de produtos de uso diário.

Nas turmas 801 e 901, com a professora Carine, foram realizados trabalhos envolvendo a Geometria do Triângulo Retângulo no dia a dia através de maquetes e da confecção de poliedros com canudos e massa de modelar.

A proposta fez com que os estudantes se aproximassem da matemática

A proposta fez com que os estudantes se aproximassem da matemática Foto: Divulgação TP

Alunas com a coordenadora da EJA, Ana Lúcia Dutra

Alunas com a coordenadora da EJA, Ana Lúcia Dutra Foto: Divulgação TP

PROPOSTA De acordo com a coordenadora pedagógica da EJA, professora Ana Lúcia Dutra, a necessidade da ati­vidade foi estabelecida após diálogo entre equipe diretiva e corpo docente. “Identificamos que as aulas estavam ficando muito maçantes pra esses alunos que em sua maioria trabalham o dia inteiro. Então os professores da disciplina determinaram os conteúdos a serem abordados e a atividade acabou fazendo com que a matemática se tornasse algo mais atrativo e significativo pra eles”, pontuou Ana Lúcia.

RESULTADOS Em conversa com o TP, a profissional tam­bém destacou a dedicação dos estudantes diante da proposta e do que foi mostrado na ex­posição. “O que se pôde ver foi o envolvimento e a alegria deles enquanto realizavam as atividades. As aulas ficaram mais dinâmicas e prazerosas e fez com que eles encontrassem essa matemática no seu dia a dia. Foi notória a felicidade e o interesse deles na construção dos trabalhos e a satisfação em querer mostrar o resulta­do para os colegas durante a exposição”.

EJA Para a coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos do edu­candário, a união da equipe tem sido fator importante nos resultados obtidos em sala de aula. “O que identificamos que não está bom, conversamos e procuramos sempre melhorar. Por isso tem dado tão certo, a nossa maior preocupação é o aluno e queremos que ele se sinta bem na escola. Esse momento da aprendizagem tem que ser acolhedor e pra­zeroso para que o educando possa dar continuidade aos estudos e tenha sucesso ao final da sua caminhada”, con­cluiu. Desde 2014, o Colégio Hipólito Ribeiro conta com a EJA e atualmente atende 106 alunos.

AGENDA A apresentação dos trabalhos da área da Mate­mática foi o início de uma série preparada para os próximos meses no educandário. Con­forme informou a direção, no final de setembro haverá mais trocas de experiências, mas agora sobre conteúdos de Ci­ências Humanas. Além disso, em outubro e novembro, o ca­lendário da EJA também prevê mostras da área de Linguagens e Ciências da Natureza.

Comentários do Facebook