Eleições e meios de comunicação

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Conversando com o Fabiano, na rádio, em Hulha Negra, com o João André, que dirige este jornal, e em diversos lugares, tenho ressaltado a importância dos meios de comunicação convencionais, rádio, jornal, televisão, nas próximas eleições.
Quando a guerra começa, a primeira vítima é a verdade. Alguém escreveu isto faz tempo. Desta vez não será diferente e eleição é guerra. Infelizmente.
Procuro me manter distante das redes sociais, do telefone, destas algemas eletrônicas que muitos querem colocar em mim. Comunico-me no whatsapp, sem participar de grupos.
Esta semana, recebi uma imagem difamatória a respeito de um candidato à presidente. Este candidato tem sua vida vasculhada há décadas e não tem processo por improbidade contra ele. O desenho difamatório, realizado por profissionais altamente qualificados, foi certamente muito bem pago, a quem fez e a quem divulgou. A imagem, que me foi enviada por uma pessoa simpatizante da direita, visa promover um candidato da esquerda. Quem enviou, notou que a imagem é difamatória, mas não percebeu a quem interessava.
No campo das redes sociais, todo mundo se autoproclama honesto e todo mundo se diz mais honesto que os políticos. Eu, talvez em razão da idade, talvez em razão das vivências, tenho um pé atrás em relação a qualquer um que faça discurso querendo fazer que eu creia que se trata de um indivíduo acima de qualquer suspeita. No popular, numa linguagem da minha infância, “não botaria a mão no fogo”.
Quando todos me dizem que as redes sociais serão determinantes para definir o próximo presidente ou o próximo governador, parece-me preocupante. Melhor será se o voto for decidido em razão dos programas e debates públicos, bem como das matérias jornalísticas que irão repercutir os debates e programas. Não é que a verdade vai imperar no rádio, no jornal ou na televisão. Creio que a verdade, a mentira e a controvérsia ficarão mais claras.
Porém, não há como negar que, estando quase todo tipo de propaganda eleitoral proibida, sendo pequena a possibilidade de quem não tem dinheiro se tornar conhecido, e suas idéias também, as redes sociais têm sua relevância e as pessoas podem procurar o lado bom das informações nas redes e na internet.

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