EDUCAÇÃO

Eleições para diretores das escolas de Dom Pedrito acontecem na próxima semana

O pleito deste ano elegerá também gestores para as escolas de Educação Infantil

Nas escolas de Ensino Fundamental o pleito ocorrerá na terça-feira

Nas escolas de Ensino Fundamental o pleito ocorrerá na terça-feira Foto: Divulgação TP

As escolas da rede municipal de ensino de Dom Pedrito vão realizar na próxima semana as eleições para diretor e os escolhidos administrarão as escolas no biênio 2017/2018. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), na segunda quinzena do mês de novembro aconteceram as prévias, ou seja, o momento que foram escolhidas as candidatas pelos professores das escolas.

O pleito deste ano conta com novidades, pois, haverá, também, eleições para diretor de escola de Educação Infantil, cargo que antes era determinado pelo prefeito e Smec. Conforme a Secretaria, a Lei Municipal 2.182 de 29 de junho de 2016, que institui a eleição nas escolas infantis vem contemplar a meta 19 do Plano Municipal de Educação, no qual trata da efetivação da gestão democrática e ainda busca o atendimento efetivo da comunidade escolar, no momento em que possibilita a escolha pelos próprios membros da comunidade.

Nas escolas de Educação Infantil o pleito ocorrerá na segunda-feira, 12. Já nos colégios de Ensino Fundamental será na terça-feira, 13. As eleições serão realizadas durante todo o dia nas instituições, das 8h às 16h30. Deverão votar pais ou responsáveis, professores, funcionários e um aluno representando a turma a partir do quinto ano do Ensino Fundamental.

Para Ana Paula Bálsamo, uma das integrantes da Comissão Eleitoral, a expectativa é que o processo ocorra dentro da normalidade. “Nas escolas infantis é um processo novo e que nos traz satisfação de ser uma lei criada na nossa gestão e vem atender uma vontade grande dos professores, funcionários e pais de alunos das escolas, no qual terão a oportunidade de escolher as pessoas que irão coordenar todo o trabalho de gestão na escola”, destaca.

Ainda conforme Ana Paula, a Comissão Eleitoral aguarda que todos compareçam no dia. “É o momento que a comunidade tem para participar ativamente do processo de escolha das pessoas que estarão à frente das escolas dos seus filhos”, acrescenta.

ENSINO FUNDAMENTAL – CANDIDATOS

Roseli Corrêa disputa pela sétima vez

Roseli Corrêa disputa pela sétima vez Foto: Arquivo Pessoal

Alexandre Vieira

Na Escola Municipal Alexandre Vieira concorre à reeleição a professora Roseli Corrêa e tem como vice-diretora Maria Roselle Ribeiro Rodrigues. Esta é a sétima eleição que a professora participa. Segundo Roseli, uma das intenções de continuar na gestão é buscar grandes desafios. A instituição conta com cerca de 235 alunos.

 

 

 

Greice concorre pela primeira vez

Greice concorre pela primeira vez Foto: Arquivo Pessoal

Alda Seabra

A professora Greice Deiques concorre pela primeira vez a direção da Escola Municipal Alda Seabra. Atualmente ela é vice-diretora do turno da tarde. De acordo com a candidata, o seu objetivo, caso eleita, é de uma escola dinâmica e renovada, contando com a participação e interação da comunidade escolar, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e, efetivação de uma gestão democrática. Ao lado de Greice concorrem ao cargo de vice-diretora Renata Valadan (manhã) e Valéria Lima (tarde). A instituição atualmente conta com 450 alunos.

 

 

Débora Lisiane Medonça é a candidata

Débora Lisiane Medonça é a candidata Foto: Arquivo Pessoal

Bernardino Tatú

Na Escola Municipal Bernardino Tatú, Débora Lisiane Mendonça pretende continuar no cargo. “Estou concorrendo à reeleição. Feliz com o apoio de todas as colegas através das prévias realizadas pela Smec, onde obtivemos 99% dos votos”, destaca. Conforme a candidata, ela pretende continuar o trabalho iniciado em janeiro de 2015. “Com o apoio da vice-diretora Eliana Colina de Vargas, trabalhando sempre por melhorias em nossa escola, mantendo um clima de união, amizade, responsabilidade, priorizando o processo pedagógico e o bem estar de todos”, completa. A escola conta com cerca de 270 alunos.

 

Berenice concorre pela primeira vez na instituição

Berenice concorre pela primeira vez na instituição Foto: Arquivo Pessoal

Duque de Caxias

A Escola Municipal Duque de Caxias tem como candidata a diretora a professora Berenice Quincozes Jardim. Ela concorre pela primeira vez na instituição, mas já foi diretora em torno de oito anos em uma escola de Educação Infantil. Conforme Berenice, o objetivo, caso eleita, é realizar um trabalho juntamente com todos os colegas, dando prioridade ao aluno. A escola Duque de Caxias tem cerca de 115 alunos. Ao lado de Berenice concorre ao cargo de vice-diretor a professora Erenice Leon Pereira.

 

 

Suzana concorre à reeleição

Suzana concorre à reeleição Foto: Arquivo TP

Tude de Godoy

A professora de Educação Física Suzana Beatriz de Mutti Ambrosio concorre à reeleição na Escola Municipal José Tude de Godoy. “Estou indo à reeleição a pedido dos colegas para dar continuidade ao trabalho realizado nestes dois anos anteriores”, relata a candidata.  No cargo de vice-diretor, concorrem ao lado de Suzana, o professor Paulo Nascimento (manhã) e Jusselaine Reetz (tarde). O Tude de Godoy conta, em média, com 396 alunos.

 

 

 

Milene já trabalhou em seis mandatos

Milene já trabalhou em seis mandatos Foto: Arquivo Pessoal

Sucessão dos Moraes

Na Escola Municipal Rural Sucessão dos Morais, a professora Milene Quincozes Medina é candidata à reeleição pela sexta vez consecutiva. A vice-diretora candidata é a professora Rita Severo. “Nas prévias sai novamente escolhida e conto com o apoio dos colegas para seguir lutando pelos problemas da escola que não são poucos”, comenta. Conforme a candidata, enquanto estiver na direção e ter apoio dos colegas e pais ela dará o seu melhor. “Amo minha profissão. Levanto-me feliz ao saber que vou poder ir trabalhar e acredito na Educação do Campo”, destaca. A diretora ainda ressalta que a sociedade deveria conhecer as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores que passam em escolas do campo. “Transporte escolar, estradas e vencer o calendário. Quando chove recuperamos aulas nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, quando necessário”, acrescenta. O Sucessão dos Moraes conta com cerca de 79 alunos.

Maria Lúcia era vice-diretora

Maria Lúcia era vice-diretora Foto: Arquivo Pessoal

Herodiano Arrué

Ela era vice-diretora e agora concorrerá pela primeira vez o cargo de gestora de uma escola. A professora Maria Lúcia Fraga de Bittencourt é a candidata da Escola Municipal Herodiano Arrué. “Quero ser diretora para proporcionar e presenciar o crescimento integral de meus educandos, valorizar meus professores e funcionários e acolher o carinho e expectativas da comunidade Herodiano Arrué”, enfatiza. Lúcia terá como vice-diretora a professora Adriana de Souza Pires. A instituição tem aproximadamente 184 alunos.

 

Lilian diz que seu objetivo é lutar pelos alunos

Lilian diz que seu objetivo é lutar pelos alunos Foto: Arquivo J.Ponche Verde

Ana Riet

Pela quinta vez a professora Lilian Marques Gularte é candidata a diretora da Escola Municipal Rural Ana Riet Pinto. Na última eleição ela ficou somente como professora do terceiro ano, mas há seis meses ela voltou ao cargo depois da desistência da gestão. De acordo com Lilian, ela trabalha há 27 anos na instituição e tem apenas um único objetivo, caso eleita. “Lutar pelos alunos, pela comunidade Ana Riet”, destaca.

 

 

 

Joelma ressalta sua participação na escola em cinco mandatos

Joelma ressalta sua participação na escola em cinco mandatos Foto: Arquivo Pessoal

Alcides Maia

Joelma Zanolete dos Santos possui habilitação em Pedagogia de Educação Infantil e séries iniciais, além de pós-graduação em Gestão Escolar. A candidata concorre pelo sexto mandato na Escola Municipal Alcides Maia.  De acordo com a professora, ela enfrenta muitas dificuldades, porém os desafios são para testar a capacidade. “Sempre procurei ser comprometida. Ficava indignada com certas injustiças que aconteciam. Lutei por direitos iguais. Quando surgiu a oportunidade me candidatei para tentar igualitar direitos a todos, pais, professores, alunos e professores”, diz. A candidata destaca que ama sua profissão e que ainda não conquistou todos os seus objetivos em prol da comunidade escolar. “Sou bem aceita por todos e enquanto assim for vou continuar contribuindo com meu trabalho. Estou mais uma vez candidata e com minha equipe estarei lutando por um mundo melhor”, acrescenta. A instituição tem cerca de 283 alunos. Ao lado de Joelma deverá trabalhar como vice-diretora, a professora Claudia Vallinodo.

Argeny de Oliveira Jardim

O TP entrou em contato com a candidata Deise Beatriz Monteiro para expor sua intenção em continuar na gestão, mas não obteve retorno.

EDUCAÇÃO INFANTIL – CANDIDATOS

Cilene disputa o cargo pela primeira vez na nova modalidade de gestão

Cilene disputa o cargo pela primeira vez na nova modalidade de gestão Foto: Arquivo Pessoal

Santa Terezinha

A Escola Municipal de Educação Infantil Santa Terezinha tem aproximadamente 132 alunos. A candidata é a professora Cilene Mena Castilho. A professora já é diretora da instituição há três anos, mas na nova modalidade de gestão, ela concorre pela primeira vez o cargo. Conforme Cilene, ela pretende continuar o trabalho e fortalecer ainda mais os objetivos da escola. “Trabalhando com metas a serem alcançadas, atuando como um agente facilitador entre professores funcionários, alunos e comunidade. Visando não somente a educação, como também a qualidade ao atendimento à criança, buscando sempre um ambiente acolhedor”, destaca. A candidata ainda ressalta que procura valorizar os colaboradores da comunidade. “A Smec que sempre está engajada para melhoria das necessidades físicas da escola e assim trazendo benefícios gerais à instituição”, completa.

 

Laura destaca sua experiência em escola

Laura destaca sua experiência em escola Foto: Arquivo Pessoal

Marli Cassol

Laura Cristina Antunes Farias é candidata a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Cassol. Com ela, concorre ao cargo de vice-diretor a professora Andreia Fontoura.  De acordo com a candidata, elas pretendem fazer um trabalho dinâmico envolvendo os alunos, pais, professores e funcionários. “Estaremos presente diariamente em todos os setores da escola, desde a sala de aula até a cozinha, e queremos com o apoio da Secretaria de Educação colocar em funcionamento todos os recursos que temos para esta escola e que ainda não estão em pleno funcionamento”, destaca Laura. A instituição tem aproximadamente 130 alunos, mas sua capacidade é para 200 crianças. A futura gestão acredita que com os recursos humanos necessários a comunidade escolar terá um crescimento. “Como nós duas temos muita experiência em sala de aula e também administrativas, sendo que uma de nós foi supervisora de Educação Infantil da Smec e outra foi diretora por anos numa escola do município, queremos desenvolver um trabalho com essa visão, já que é a primeira vez que as diretoras das escolas de Educação Infantil serão eleitas pela comunidade escolar”, acrescenta a candidata.

Elba pretende continuar o trabalho na instituição

Elba pretende continuar o trabalho na instituição Foto: Arquivo Pessoal

Tude de Godoy

Na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Tude de Godoy, Elba Proença Figueiró é a candidata para o cargo de gestora da instituição. De acordo com ela há dois anos e meio responde pela direção. A escolha foi por unanimidade de votos nas prévias pelas colegas de Elba. “Quero continuar o trabalho que venho desenvolvendo juntamente com minha equipe há dois anos e meio, tendo como objetivo seriedade, educação, responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento das crianças”, destaca a candidata.

 

Demais escolas

A reportagem não conseguiu contato com as candidatas das escolas de Educação Infantil Tupi Silva, Patrícia Pinto Nunes e Mariza Severo, Maria Francisca e Beto Severo. Concorre ao cargo de diretora na Tupi Silva, a professora Glédis Quincozes Dias. Já na Patrícia Pinto e Mariza Severo, a candidata é Marluze Quadros. Na escola Beto Severo quem concorre ao cargo é a professora Claudia Bueno. Apenas uma instituição tem duas chapas que pretendem ocupar o cargo. Na escola Maria Francisca disputam o pleito Mara São João e Denise Araújo.

 

 

Comentários do Facebook