INVASÃO

Em Candiota, escola Faro sofre atos de vandalismo e tem aulas canceladas

Entrada no prédio ocorreu no fim de semana

Bebedouro foi quebrado e água imundou o pátio

Bebedouro foi quebrado e água imundou o pátio Foto: Divulgação TP

A manhã de segunda-feira (12) iniciou de forma atípica para a direção, professores, funcionários e alunos da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), localizada na Vila Operária, em Candiota.

O educandário, que conta atualmente com 290 alunos matriculados, mas deve receber ainda mais em razão das transferências escolares, sofreu atos de vandalismo no último fim de semana, o que levou a suspensão das aulas para que as medidas necessárias fossem tomadas pela equipe diretiva.
De acordo com a vice-diretora, que responde atualmente pela escola, Maria Lúcia Delpino Vaz, o bebedouro foi quebrado e água jorrava direto no piso da escola, molhando tudo que estava no entorno, sacos de lixo que estavam depositados para a coleta nesta segunda-feira foram esparramados, um armário foi quebrado e livros esparramados pelo chão, além de marcas de um princípio de incêndio em frente a porta do refeitório.

Ela explica que a situação foi verificada por uma funcionária logo na chegada, no início da manhã. “Eu estava entregando as chaves para os professores quando uma das funcionárias chegou preocupada para mostrar o que estava acontecendo da porta do saguão para o interior da escola. Me deparei com diversas situações tristes, nos esforçamos para manter um ambiente adequado para os alunos, pois um prédio público não pode estar pichado e desorganizado”, manifesta Maria.

Segundo a vice-diretora, a Brigada Militar foi acionada para comparecer na escola e fazer os procedimentos necessários, visto ter ocorrido depredação do patrimônio público.

Com pesar, ela relatou ao Tribuna do Pampa o cancelamento das aulas. “O pátio estava com muita água, um verdadeiro desperdício. Tivemos que fechar o registro geral e suspender as aulas. Comunicamos a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e solicitamos auxílio da prefeitura de Candiota para o reparo do encanamento do bebedouro. Esperamos que tudo se normalize nesta terça”, disse Maria na tarde desta segunda ao TP.

Armário foi quebrado e livros estavam espalhados pelo chão

Armário foi quebrado e livros estavam espalhados pelo chão

 

Marcas de uma tentativa de incêndio foram encontradas pela direção

Marcas de uma tentativa de incêndio foram encontradas pela direção

Comentários do Facebook