RURAL

Emater de Candiota reúne comunidade do Companheiros de João Antônio para Dia de Campo

Durante a atividade, quatro assuntos foram abordados em forma de pequenas palestras Foto: Divulgação TP

O Escritório da Ema­ter/RS-Ascar de Candiota promoveu, na última semana, mais um Dia de Campo no assen­tamento Companheiros de João Antônio. Na oportu­nidade, foi trabalhado o Programa Socioassistencial “Mais Mãos que Alimentam o Saber”, que visa a implan­tação de hortas domésticas para produção de hortaliças. Essa ação, segundo relato da equipe, incentiva o autocon­sumo e possibilita a venda do excedente na Feira do Produtor e em outros mer­cados institucionais, como o Programa Nacional da Ali­mentação Escolar (PNAE), hospitais e quartéis.

Conforme explica­ram para a reportagem, o Dia de Campo é uma metodologia de trabalho desenvolvida pela Emater onde os temas são apresen­tados em pequenas palestras chamadas estações. Durante a atividade, realizada na quarta-feira (11), quatro assuntos foram expostos para aproximadamente 40 pessoas do assentamento e do Quilombo Candiota – público alvo do programa desenvolvido. “Esse tipo de trabalho tem uma eficácia muito grande pois vários te­mas são levados até o campo e desenvolvidos num curto espaço de tempo, permitin­do que o público se aproprie de informações diversas e, mais do que isso, construa seu próprio conceito sobre os temas”, disseram.

A ação visa a implantação de hortas para autoconsumo e comercialização do excedente Foto: Divulgação TP

Segundo informado, a primeira estação foi apre­sentada pela extensionista técnica social e chefe do Escritório local, Hulda Al­ves, que apresentou o pro­grama fazendo um resgate histórico e mostrando os resultados já alcançados; a segunda estação foi apre­sentada pelo técnico agríco­la, Humberto Alves, que tra­tou o tema “Autoconsumo”, expondo também alguns programas já implantados na localidade, tais como programa de aquisição de sementes e implantação de galinheiros com recursos oriundos de convênio da Emater com a Agência Na­cional de Extensão Rural (Anater); a terceira estação foi apresentada pelo exten­sionista técnico agropecu­ário, Matheus do Amaral, que tratou sobre manejo de hortas domésticas, escolha e preparo do local, produção de mudas, época de plantio e outros assuntos afins; a quarta e última estação tra­tou sobre “A coletividade como promotora de saúde”, apresentada pela especia­lista da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rafaela Vitória.

De acordo com Hul­da Alves, no próximo ano as ações continuam na locali­dade. “Em 2020 será o oi­tavo ano do programa onde pretendemos, além de in­centivar a implantação das hortas, trabalhar o resgate cultural da alimentação de uma maneira diferenciada no Quilombo Candiota, que faz parte do assentamen­to Companheiros de João Antônio, buscando valori­zar a cultura quilombola”, registrou.

Comentários do Facebook