AGRICULTURA

Emater e comunidades quilombolas de Pedras Altas aderem ao Programa Sementes Banrisul

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Três comunidades receberam as sementes Foto: Divulgação TP

Na programação da 35ª Feovelha em Pinheiro Machado, que aconteceu no último final de semana de janeiro, uma cerimônia no espaço do Banrisul marcou a entrega de sementes orgânicas às comunidades quilombolas de Pedras Altas. O benefício é resultado da adesão das três comunidades pedrasaltenses ao Programa Sementes Banrisul, que se deu com assessoria técnica da Emater/Ascar e apoio da Prefeitura.

Na ocasião, lideranças quilombolas das comunidades de Várzea dos Baianos, Solidão e Candiota receberam cerca de 130 kg de sementes agroecológicas de diversas variedades de hortaliças produzidas pela cooperativa BioNatur. As famílias contempladas, conforme explica o gerente do Banrisul, Anorival Nunes Júnior, preencheram os requisitos necessários ao programa, como ser integrantes da comunidade, viabilidade das demandas e encontrarem-se em situação de vulnerabilidade social. “Essa entrega busca apoiar pessoas que vivem em localidades praticamente isoladas, de forma que com as próprias sementes elas possam desenvolver uma produção para autoconsumo e, assim, serem mais autossuficientes.”, destacou Anoviral.

A busca pelo acesso dos quilombolas ao benefício partiu da equipe municipal da Emater/Ascar de Pedras Altas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A intenção foi a de impulsionar o desenvolvimento dessas comunidades através do fomento da soberania alimentar, uma vez que poucas famílias dessas comunidades possuem acesso à atividade rural. “Percebemos que esse público é vulnerável e precisa desse incentivo. As famílias precisam implantar sistemas produtivos, se quisermos focar em seu desenvolvimento efetivo e em longo prazo. O objetivo com isso é ajuda-las na produção para o próprio consumo e até mesmo como renda extra”, explicou a extensionista da Emater, Rozana Moraes da Silva.

Essa foi a primeira etapa do projeto de trabalho continuado do município junto a essas comunidades, denominado de Produção de Comida e Segurança Alimentar em Terras de Quilombos. Agora, o próximo passo será o acompanhamento técnico da equipe da Emater/Ascar para assistência na plantação e cultivo das sementes recebidas

SEMENTES BANRISUL – O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

Comentários do Facebook