Entenda por quê quarto caso de Covid-19 de Hulha já está curado

A semana foi de intenso trabalho de enfretamento da Covid-19 também em Hulha Negra. A Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra realizou o rastreamento no município para mapear a situação da pandemia.

Até o momento foram realizados 111 testes rápidos e todos testaram negativos para a Covid-19.

Desde o início da crise de saúde mundial, foram realizados 24 exames laboratoriais na cidade. Três testaram positivos (um óbito), nove tiveram o resultado negativo e o município ainda aguarda por 12 resultados. Cinco pessoas estão sendo monitoradas com síndrome gripal e 19 outros monitorados não apresentam nenhum sintoma.

No quadro de atualização dos casos no município, divulgado na noite desta sexta-feira (19), consta mais um resultado positivo para a Covid-19. Trata-se de um caso que foi confirmado através de um teste rápido realizado fora do município. “Um homem, fez o teste rápido na empresa onde trabalha, fora de Hulha Negra, e o resultado foi IgG (positivo) e IgM (não reagente), ou seja, em algum momento o paciente foi infectado, não apresentou nenhum tipo de sintoma e se curou. Não está mais infectado mas, no quadro, contabiliza como positivo, entretanto, recuperado”, explicou a enfermeira Carla Lugo, coordenadora do Cais Hulha Negra.

Entenda as siglas
• IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção
• IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado
Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpo produzido pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos testes atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra.

Comentários do Facebook