ESPORTE

Equipe de futebol amador mais antiga da região é reativada em Candiota

O Santa Rosa foi fundado em 1921 na localidade de Seival

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Foto antiga do time, que inspirou o artista candiotense Cadmo Ardissone a pintar uma tela à óleo, infelizmente desaparecida até hoje Foto: Arquivo TP

Na comunidade mais antiga de Candiota, o Seival, também foi onde nasceu a equipe de futebol amador mais longeva de nossa região.

Fundado em 1921, o Santa Rosa, conforme catalogação do Núcleo de Pesquisas Históricas Seival, teve sua primeira ata lavrada em 16 de junho de 1927, que estabelecia a composição de sua direto­ria. Naquele dia foi eleito o presidente Floriano Rosa, que dividia o comando da instituição com o secretário João Marimon Júnior e o tesoureiro José Torres.

Na série feita pelo jornal Tribuna do Pampa, que depois foi transforma­da em livro, ‘Dentro e Fora das Quatro Linhas’, um pouco da história do clube é contada. “Essa administra­ção de 1927 semearia o so­nho de edificar uma sede. E ali começava uma tradição no Seival. O Clube Santa Rosa era ativo, promovia festa todo mês, recebendo, inclusive, pessoas de outras cidades da região”, assinala um dos trechos do livro.

Os diplomas que compõem o acervo do Nú­cleo de Pesquisas revelam os placares de confrontos com o Rio Negro, de Hulha Negra; Luz e Ordem, de Pi­nheiro Machado; Guarany de Bagé, e até com o Brasil de Pelotas. O time, das co­res vermelha e branca, era respeitado e tinha fama de jogar bonito.

Sem a sede social, destruída pelo tempo, pelo descaso e vandalismo, o time também estava de­sativado desde 2011. Na história de quase 100 anos, esta é a segunda vez que a equipe é retomada. Na década de 1950, por ques­tões de ordem financeira, e o clube que leva o nome da padroeira da localida­de, foi forçado a fechar as portas durante um ano. Em 1954, por conta de sua reinauguração, a diretoria foi presenteada com um poema, atribuído a Cadmo Ardissone – mesmo artista que imortalizou a equipe numa tela à óleo, que até hoje está desaparecida.

Mutirão de retomada foi realizado no campo do histórico alvirrubro de Seival Foto: Divulgação TP

RETOMADA – Conforme o presidente da Associa­ção de Moradores de Sei­val (AMORS), Denilson Aquere, o Dé, que agora é o diretor de Futebol do Santa Rosa, há algum tem­po a ideia de retomada da equipe vinha amadurecen­do. Recentemente uma nova diretoria foi formada (ver quadro), quando um mutirão de recuperação do campo foi realizado. “As traves foram doadas pela UTE Pampa Sul e agora estamos buscando novos apoios para o cercamento e construção dos vestiários. Empresas e a Prefeitura já acenaram com apoio. A retomada é um resgate de nossa infância, não só da nossa geração, mas de ou­tras também”, assinala Dé.

No último domingo (5), como prova da mobilização que gera o clube quase cen­tenário, cerca de 100 atletas se reuniram no campo, quando disputaram partidas que marcaram a retomada oficial do clube. “Mesmo sem o cercamento e vesti­ário, vamos fazer amistosos com equipes de Candiota e região que quiserem”, avisa o dirigente.

No último domingo (5), mais de 100 atletas fizeram jogos amistosos para marcar a retomada Foto: Divulgação TP

DIRETORIA

Presidente: Danglar Azambuja

Vice-presidente: Jesus Ramos

Diretor de Futebol: Denilson Aquere

Secretários: Lucas Soares e David Avila

Tesoureiros: Michael Lucas Lima e Alex Pinheiro

Conselheiros: Fabio Gonçalves Etcheverria,

Ricardo Lucas, Deverton Moura, Jon Vitor,

José Klaudio e Luciano Coutinho

Treinadores: Mário Dias, Danglar e Jorginho

Comentários do Facebook