SAÚDE

Equipe do Pronto Atendimento de Candiota retoma os atendimentos na Vila Residencial

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Necessidade de instalação de mais pias e torneiras foram sanadas Foto: J. André TP

Os serviços de urgência e emergência do Pronto Atendimento 24h de Candiota (antigo Hospital) retornaram para o prédio da Vila Residencial na tarde desta quarta-feira (30). A ação só foi possível após nova vistoria realizada pela Vigilância Sanitária da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) no dia anterior. Enquanto as adequações eram realizadas, a equipe do Pronto Atendimento atuou na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede do município.

Conforme repassado pela diretoria da Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, mantenedora do Pronto Atendimento, os profissionais responsáveis pelo órgão fiscalizador aprovaram o que ainda estava pendente e impedia a desinterdição. “Em breve já vamos contar com o alvará sanitário e temos ainda 90 dias para a conclusão das adequações do projeto arquitetônico, que já está bem encaminhada. Além disso, dos itens apontados pela Vigilância Sanitária, apenas o Raio X não foi liberado e não será mais disponibilizado até que se adquira um digital”, disse Marcelo Dutra.

De acordo com o presidente da entidade, é importante ressaltar o empenho do grupo que foi incansável para a retomada da prestação de serviços no prédio após 53 dias com as portas fechadas. “Foi essencial poder contar com o Executivo de Candiota e o secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, que uniram forças com a Fundação para que conseguíssemos realizar todas as adequações o mais rápido possível e retomar os atendimentos para a população no local mais adequado”.

Em contato com o titular da 7ª CRS, Ricardo Necchi, ele se mostrou bastante satisfeito com o encaminhamento positivo do caso. “Estou realmente muito feliz tanto pelo trabalho da equipe da Vigilância Sanitária quanto pelo empenho do pessoal de Candiota para a desinterdição do prédio. Ainda ontem recebemos um agradecimento especial do secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, e já confirmei que muito em breve estarei visitando o município e as dependências do Pronto Atendimento”, registrou o coordenador.

A partir de agora, um novo ciclo começa no local – tanto para a equipe de profissionais que prestam serviços quanto para a comunidade de Candiota. Diante da modernização e novas exigências do órgão fiscalizador, a Fundação já informou que para as consultas, os pacientes devem levar Carteira de Identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sem os documentos e o cartão do SUS, a Fundação fica impossibilitada de atender; abrindo exceção para casos graves como acidentes em vias públicas, onde o paciente seja submetido ao transporte de urgência para o Pronto Atendimento”.

ITENS ATENDIDOS NA ÚLTIMA VISTORIA

* Laudo de potabilidade da água
* Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos
* Readequação dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) da área de enfermagem e higienização
*I nstalação de algumas torneiras automáticas e mais de 10 pias
* Capacitação externa da responsável técnica da área de enfermagem
* Colocação de mais dispensers de sabonete líquido e álcool gel
* Confecção de fichas de registros aos pacientes (prontuário), que em breve será informatizado
* Centro de Material Esterilizado (CME) devidamente liberado
* Projeto arquitetônico aprovado e prazo de 90 dias para conclusão das adequações
* Encaminhamento do alvará sanitário

Uma série de readequações foram exigidas pela Vigilância Sanitária

Todos os equipamentos passaram por manutenção preventiva e corretiva

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