ANIVERSÁRIO

Escola Jerônimo comemora 56 anos com programação especial em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Apresentações artísticas também estavam entre as comemorações

Apresentações artísticas também estavam entre as comemorações Foto: Divulgação TP

Na semana do aniversário de 56 anos da E.E.E.M. Jerônimo Mercio da Silveira, uma série de atividades foi desenvolvida para marcar as comemorações e festejar a data especial com alunos, professores e funcionários do educandário. Na terça-feira (7), os psicólogos Carla Aguzzi e Luiz Antonio Rosa ministraram palestras para os três turnos de ensino sobre temas pertinentes aos jovens, de acordo com suas faixas etárias. Ainda dentro da programação de aniversário, na quarta-feira (8), aconteceu um bingo no CTG Luiz Chirivino em comemoração aos 15 anos do Programa Escola Aberta do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a diretora Dinorah Amaral, o programa consiste em abrir a escola aos finais de semana para a comunidade, oferecendo oficinas ou o uso do espaço escolar sob monitoramento. No município de Candiota, a Escola Jerônimo é a única a oferecer o programa.

Na última quinta-feira (9), a VIII Feira de Ciências mobilizou toda a comunidade escolar. Com um total de 64 trabalhos inscritos – 44 do Ensino Médio e 20 do Ensino Fundamental, no turno da manhã, as atividades aconteceram nas dependências da escola para os anos iniciais e, à tarde e à noite, no Clube da Vila Residencial para os anos finais e Ensino Médio respectivamente.

A feira contou com um grande público entre alunos, familiares, amigos e simpatizantes do educandário. Além desses, o evento contou com a presença do coordenador da 13ª CRE, professor José Carlos Nobre, da coordenadora do CIPAVE da 13ª CRE, professora Isabel Mantovani, do vice-prefeito, Gil Deison, da secretária de Educação, Giselma Pereira, do vereador, Fabrício Moraes, os parceiros da escola e avaliadores dos trabalhos da Unipampa, professores Pedro Dorneles, Edson Kakuno e Camila Colares, além da aluna Géssica do curso de Física que acompanhou os docentes. Na escola, o coordenador da feira é o vice-diretor e professor de Física, Luiz Antônio Dworakoweske. A professora Josimar Garcia, responsável pelos trabalhos do Ensino Médio diurno, inovou encerrando a feira com um desfile de moda onde as roupas foram feitas a partir de material reciclado.

Para a diretora Dinorah Amaral, proporcionar este tipo de atividade é parte importante na transformação da educação – que não compete somente às ciências da natureza. Segundo ela, o cenário estabelecido é de movimento, parceria, cooperação e transformação individual e coletiva. “Todos estamos caminhando nessa nova perspectiva e o resultado tem sido gratificante para todas as partes envolvidas. Essa produção de trabalhos dos alunos está diretamente ligada ao estímulo que cada professor faz com suas turmas e esse é o novo papel do professor – aquele que instiga a curiosidade e estimula a pesquisa e experiência para a construção do conhecimento”, salientou.

No sábado (11), o encerramento das atividades contou com o II Festival de Música e Dança. “Nesse dia os alunos dublam, cantam, constroem coreografias e os professores também participam. Enfim, é um momento dedicado à expressão artística individual ou coletiva através da musica”, explicou a diretora. A atividade também marcou o dia do estudante. No turno da manhã, o evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil e contou com o apoio das professoras Sonia Marques, Mandi Bustamante e Dieinefer Pinto. Nos demais turnos, foi coordenado pelos supervisores e recebeu auxílio dos professores. “Esse tipo de atividades realizadas para comemorar o aniversário de 56 anos da Escola Jerônimo são capazes de integrar estudantes, escola e a comunidade em geral”, concluiu Dinorah Amaral.

A Feira de Ciências foi um dos grandes destaques da programação

A Feira de Ciências foi um dos grandes destaques da programação Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook