EDUCAÇÃO

Escola Monteiro Lobato, de Hulha Negra, realiza atividades pelo Dia do Livro Infantil

Alunos trocaram livros durante o projeto "Troca solidária"

Alunos trocaram livros durante o projeto “Troca solidária” Foto: Fotos: Divulgação TP

Encerrou-se na quarta-feira (18), a programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil na Escola Monteiro Lobato, de Hulha Negra. Foram três dias de atividades voltadas à leitura, troca de conhecimento e aprendizado.

As atividades foram intensificadas e estendidas em razão da escola levar o nome do autor que deu origem a data, Monteiro Lobato. Conforme a diretora da escola, Adriana Pereira, a programação, organizada pela equipe diretiva com o apoio das supervisoras, teve por objetivos, estimular o gosto dos alunos pela leitura, bem como conhecer Monteiro Lobato. “Queríamos mostrar para nossos alunos a importância do livro e despertá-los para novos conhecimentos. Mostrar a eles as obras do autor que deu nome a nossa escola. Foram propostos diversos trabalhos relacionados à literatura infantil e cada professor, além de atividades comuns a todos, realizou trabalhos em sala de aula”, explica a diretora.

Atividades encerraram com uma contação de histórias

Atividades encerraram com uma contação de histórias

Segundo Adriana, três atividades principais marcaram as comemorações, o “Carrinho literário interativo”, a “Troca solidária” e a “Contação de histórias”. Na segunda-feira (16), abrindo as comemorações, ocorreu o “Carrinho literário interativo”, um tipo de biblioteca itinerante diretamente nas salas de aula, onde as crianças podiam escolher um livro do carrinho para levar para casa. “A professora registrava como se estivesse na sala da biblioteca. Foram várias obras disponíveis, os alunos adoraram”, relata Adriana.

Já na terça (17) foi desenvolvido o projeto “Troca solidária”, voltado a prática do desapego. Conforme a diretora, foi solicitado que os alunos levassem para a escola livros que tivessem sido lidos por eles e que estivessem guardados para trocar com um colega. “O interessante é que cada aluno também tinha a missão de fazer uma dedicatória para o novo amigo que iria receber o livro. Desta forma eles aprenderam a doação e estimularam outros colegas a lerem também o livro”, conta Adriana.

Alunos viraram personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Alunos viraram personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Encerrando as atividades, na quarta-feira (18), data do Dia Nacional do Livro Infantil, houve uma integração entre as turmas. Alunos dos anos finais vestiram roupas de Dona Benta, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Pedrinho, Saci e Visconde de Sabugosa, personagens do Sítio do Picapau Amarelo, série escrita pelo autor Monteiro Lobato entre 1920 e 1947. A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil do Brasil. O conceito foi introduzido de um livro anterior de Lobato, A Menina do Narizinho Arrebitado (1920), a história sendo mais tarde republicada como o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho (1931), que é o livro que serve de propulsor à série de Sítio do Picapau Amarelo. Precedentemente, Lobato já havia publicado os volumes O Saci (Paulista1921), Fábulas (1922), As aventuras de Hans Staden (1927) e Peter Pan (1930).

Fantasiados, os alunos reproduziram histórias da série famosa. Segundo a diretora, foram momentos de muita animação e nostalgia. “Alcançamos resultados muito positivos. A supervisão destacou o interesse dos alunos na troca de livros e a integração entre as turmas superou nossas expectativas”, afirma Adriana, que salientou acreditar que a escola conseguiu resgatar o verdadeiro valor da leitura em um momento marcado pela tecnologia. Ela também frisou a importância das atividades para o desenvolvimento do vocabulário e escrita dos alunos, bem como a vivência de emoções e exercício da fantasia.

DIA NACIONAL – O Dia do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor. A data foi instituída em 2002,quando foi criada a Lei 10.402/02. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil.

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