EDUCAÇÃO

Escola rural de Candiota usa TP para estimular a leitura

Olhares atentos dos pequenos em contato com o TP

Olhares atentos dos pequenos em contato com o TP Foto: Divulgação TP

Nesta semana, a professora Nalva Soares utilizou edições do Jornal Tribuna do Pampa em atividade realizada com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Fé, assentamento Santa Fé, localizado a cerca de 23 km de Candiota.

O que chamou a atenção foi que a turma, com 15 crianças, contempla estudantes de apenas 5 anos de idade. De acordo com a professora do Pré II, é nesse período que os alunos se apropriam da leitura. “Cabe à educadora mediar esse conhecimento”, ressaltou Nalva, que trabalha há 6 anos na escola.

Fazem parte do Pré II alunos com 5 anos de idade

Fazem parte do Pré II alunos com 5 anos de idade Foto: Divulgação TP

Além disso, a pouca idade não os poupa de assuntos relevantes para seu crescimento e desenvolvimento como seres humanos. No projeto de iniciação à leitura são trabalhadas questões de gênero, identidade, valores, respeito, amor ao próximo, meio ambiente, etnia, alimentação, movimentos sociais, reforma agrária e tecnologias. “Todos esses assuntos são abordados através de livros infantis, revistas, filmes, documentários e, claro, o jornal”, completou a educadora.

Em conversa com a nossa reportagem, Nalva comentou que apresentar aos alunos o TP já fazia parte do seu planejamento por se tratar de um meio de comunicação do município. “Eles pegam um livro ou o próprio jornal e seguem lendo de acordo com o nível deles, identificando as letras e inventando histórias a partir das imagens.”

A professora comentou entusiasmada sobre seus projetos de familiarizar os pequenos com os mais variados tipos de textos e o editor do TP, João André Lehr, ressalta a honra em poder contribuir. “É importante saber que estamos participando da vida escolar dos alunos, seja levando informações, frases, palavras, letras e até mesmo imagens, para que eles desenvolvam sua criatividade e o gosto pela leitura”, ponderou.

Comentários do Facebook