CANDIOTA

Espumantes Batalha conquistam mais premiações

O Merlot e o Nature ganharam medalhas de ouro e o Brut de prata

Em agosto, os vinhos finos da vinícola candiotense receberam novas medalhas

Em agosto, os vinhos finos da vinícola candiotense receberam novas medalhas Foto: Divulgação TP

A Batalha Vinhas e Vinhos está em clima de comemoração. E não é para menos. No mês passado, seus espumantes conquistaram novas medalhas. Dessa vez, na quinta edição Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB), realizada no Rio de Janeiro. O vinho Merlot 2011 da vinícola candiotense ganhou medalha de ouro, assim como o espumante Nature Champenoise. E o espumante Brut Champenoise recebeu medalha de prata.

Em junho deste ano, esses mesmos produtos ganharam medalhas no Prêmio Brinda Brasil 2016, um dos principais concursos de espumantes brasileiros que ocorreu em Brasília. O Nature recebeu medalha de ouro no Júri dos Enófilos e o Brut conquistou medalha de ouro no Júri profissional e medalha de prata no Júri dos Enófilos. E pouco antes disso o vinho Merlot 2011 da vinícola candiotense ficou entre os melhores do Brasil, com 89 pontos no conceito da revista Adega. “Isso confirma a qualidade dos produtos como confirma que a gente está trabalhando na linha certa”, analisa o sócio-gerente da Batalha, Giovâni Silveira Peres. Ele lembra que o vinho Cabernet Sauvignon 2011 da empresa recebeu, no ano passado, medalha de prata no Concurso Nacional de Vinhos, promovido pela Baco Multimídia.

A edição deste ano da Grande Prova Vinhos do Brasil bateu recorde de participação com mais de 850 amostras, de 110 vinícolas. O presidente Ibravin, Dirceu Scottá, ressalta a participação expressiva de vinícolas na edição deste ano. Segundo o dirigente, o prêmio está entre as iniciativas que endossam o salto de qualidade do vinho brasileiro. “É uma excelente ação de divulgação e promoção dos vinhos no mercado interno. Prova disso é que a cada prova o número de amostras aumenta”, reforça.

Os resultados da prova, organizada pela Baco Multimídia e pelo Ibravin, serão divulgados pelo Anuário Vinhos do Brasil 2016/2017. “Os resultados, somando-se ao trabalho do anuário, terminam por ser uma grande referência para o mercado, tanto trade, como consumidor, pois trazem de forma bem elaborada e didática o nosso acompanhamento ano a ano da nítida evolução qualitativa dos nossos vinhos, sempre com muitas novidades”, destaca o organizador do evento, Sérgio Queiroz.

FIQUE POR DENTRO – Fundada em 2010 por Peres e Gilberto e Felipe Pozzan (pai e filho) – todos são engenheiros agrônomos, a Batalha elabora quatro vinhos, feitos com as uvas chardonnay, merlot, tannat e cabernet sauvignon – todas cultivadas em Candiota. Apenas a variedade tannat é adquirida de um produtor bageense. Na vinícola também é fabricado o espumante brut, com 100% de uvas chardonnay, pelo processo natural (Champenoise), adotado na região de Champagne, na França, e difundido mundo afora. O argentino Adolfo Lona, que mora no Brasil há mais de 30 anos, é o enólogo da empresa.

Todo o processo que a Batalha realiza, desde o plantio das uvas (exceto da variedade tannat) ao engarrafamento dos vinhos, é feito em Candiota. Dessa forma, os empresários conseguem agregar valor ao produto e gerar renda e emprego na cidade. No ano passado, a vinícola produziu 15 mil garrafas de espumantes e vinhos finos com as uvas colhidas na safra de 2015.

Os vinhedos e a vinícola da Batalha estão situados às margens do quilômetro 144 da BR-293. Recentemente, a empresa inaugurou no local um espaço para comercializar seus produtos. O ponto de venda está aberto de segunda a sábado, em horário comercial. Peres destaca que a empresa disponibiliza o espaço para eventos e agenda visitações, com degustação para grupos. Informações pelo telefone (53) 9958-1993.

Comentários do Facebook