EDUCAÇÃO

Estado investe mais de R$ 90 mil em reformas da escola Seival

Inauguração da nova rede elétrica, telhado e forro do refeitório ocorreu na tarde de terça-feira,17

Instituição possui agora nova rede elétrica em todo o prédio

Instituição possui agora nova rede elétrica em todo o prédio Foto: João André TP

A terça-feira, 17, ficou marcada para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Seival, em Candiota. A instituição de ensino passou, recentemente, por algumas reformas e o ato de inauguração das melhorias foi marcado por muita festa e contou com a presença de professores, alunos, funcionários, comunidade e representantes da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Após esperar dois anos, o prédio foi contemplado com reforma no telhado, rede elétrica e, ainda, a colocação de forro no refeitório.

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 97.581,87, oriundo do Salário Educação com contrapartida do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A empresa responsável pela execução da obra foi a P&B Engenharia, do município de Santiago, que tinha um prazo de 90 dias para finalizar os trabalhos, mas acabou concluindo em apenas 30 dias.

Diretora Ivone comemora a reforma da instituição

Diretora Ivone comemora a reforma da instituição Foto: João André TP

Segundo a diretora Ivone Catarina Alves, o sentimento é de realização. “Estamos satisfeitos com o governo. A empresa foi exemplar, pois realizou a pintura interna da escola e, ainda, colocou alguns vidros, o que não estava previsto no contrato”, destacou a diretora. Além disso, a gestora reiterou a importância do trabalho da 13ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP). O vice-diretor, Paulo Renato Rezende Rios, enfatizou que a obra é muito importante para a comunidade e somente foi possível com o apoio da CRE. “É qualidade para alunos e professores. Em época de crise, temos na coordenadoria amigos que podemos desempenhar um bom trabalho”.

Marize elogia a direção pelo comprometimento

Marize elogia a direção pelo comprometimento Foto: João André TP

Para Marize Rodrigues, mãe de quatro alunos da instituição, a escola estava precisando da reforma. “A equipe diretiva é comprometida e interessada. Não preza somente a educação, mas também o conforto e qualidade para os alunos”, ressaltou.

A inauguração foi marcada pela apresentação da Banda Marcial Seival, composta por cerca de 30 alunos. O diferencial na banda é que os orientadores são dois estudantes, Klaulerson Cunha Lemos e Crislaine Etcheverria, que mostram o seu talento e dedicam os seus aprendizados aos demais colegas.

O coordenador regional de Educação, Aristides Costa, compartilhou na cerimônia de inauguração o momento de satisfação e afirmou que a escola é mobilizada, pois a comunidade está junta. “De nada adianta se não houvesse uma boa gestão. Parabenizamos o trabalho deste belo momento. Uma escola se alegra quando houve uma banda. É otimismo, transmite algo bom. Parabéns, vocês merecem essa escola que estão recebendo”, falou.

ENSINO MÉDIO – A instituição encara um pleito para conseguir a implantação do Ensino Médio. Segundo o coordenador, o processo já foi encaminhado para Porto Alegre e está sendo analisado. “Temos interesse e vontade para fazer uma grande festa para implantar o Ensino Médio. Estamos prometendo o nosso empenho para conseguir essa demanda”, acrescentou.

ESCOLA INTEGRAL – A comunidade escolar também manifestou interesse em ter uma escola integral. A CRE alertou que é necessário ter paciência, mas o número de escolas na região em tempo integral está aumentando. Conforme Aristides, esta demanda requer de estrutura maior, mas está sendo estudada. “Tínhamos duas escolas na região. Conseguimos com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) mais três. No ano passado eram nove mil alunos em tempo integral e este ano já são 24 mil estudantes”.

Na inauguração, o evento contou ainda com a presença da coordenadora Pedagógica da CRE, Zina Amélia Assumpção, coordenadora adjunta, Ana Denise Soares da Silveira e responsável pelo setor de Patrimônio, Eliege Strzykalski.  A Escola Seival possui, atualmente, 120 alunos, 20 professores e quatro funcionários, distribuídos em três turnos – manhã, tarde e noite. Além disso, oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Banda Marcial Seival abrilhantou a tarde com suas apresentações

Banda Marcial Seival abrilhantou a tarde com suas apresentações Foto: João André TP

Comentários do Facebook