EXPOSIÇÕES

Feira, concurso e mostra de animais constam na programação da 15ª Expofeira de Piratini

Evento contará com a participação de mostra da Agricultura Familiar e Comunidades Quilombolas

Evento acontece no parque do Sindicato Rural de Piratini

Evento acontece no parque do Sindicato Rural de Piratini Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Ocorre na próxima semana, entre os dias 16 e 19 de novembro, a 15ª Expofeira de Piratini, organizada pelo Sindicato Rural, juntamente com o Escritório Rural Fumaça e Sicredi Região Centro. Durante os dias de evento, visitantes e produtores poderão conferir a feira de touros e vaquilhonas, feira gado geral, concurso de borregas, mostra de cães, feirão de veículos zero quilômetro e seminovos, 1ª feirão de imóveis realizado pelo Sicredi, artesanato local e rodeios.

A expectativa, segundo o presidente do Sindicato Rural, Hugo Lobato, é fazer um evento singelo mas que tenha principalmente a participação da comunidade piratiniense. “É o momento para os associados e a comunidade em geral comparecerem ao parque, que também é deles”, pondera. De acordo com Lobato, a Expofeira de Piratini, visa este ano, o fortalecimento do comércio e da economia local, bem como, fomentar a cultura dos pequenos produtores e quilombolas, que juntamente com a Emater, terão seu espaço na feira.

Umas das mostras que será realizada no dia 16 de novembro, se chama “Piratini e suas potencialidades”, e de acordo com o presidente, esse é um momento de a comunidade prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre o que pode ser desenvolvido o município. Nos dias 18 e 19 de novembro, acontecerá a 7ª e 8ª etapa do Campeonato Gaúcho de Pastoreio, bem como, a Mostra de cães BorderColie e Ovelheiro Gaúcho.

A Expofeira de Piratini 2017, contará com o apoio também da Prefeitura Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Está previsto, na programação, exposição e mostra da Agricultura Familiar e comunidades quilombolas do município, projeto este que é desenvolvido juntamente com a Emater, entidade que realiza projetos em localidades quilombolas na zona rural do município.

De acordo com a representante da Emater/Ascar de Piratini Marina Sinotti, a entidade estará novamente, como acontece há oito anos, apoiando a Expofeira. Segundo ela, o concurso de borregas está no calendário da ovinocultura do município de Piratini e é uma ferramenta de trabalho utilizado no melhoramento genético do ovino. “As pessoas se preocupam com o carneio e deixam as borregas que serão futuras mães de lado”, salienta. Ainda segundo Marina, o objetivo é relacionar as aptidões de lã e rapidez na reprodução para ver quais deverão permanecer no plantel. Com isso, esse tipo de trabalho serve para que o produtor tenha um melhor conhecimento de seu rebanho e dados para agregar valor e comercialização. Será momento também de prestigiar a escola de música Rotary e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Comentários do Facebook