EDUCAÇÃO

Feira de Ciências de Candiota é a segunda maior da região

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Evento foi no ginásio municipal Dario Lassance

Evento foi no ginásio municipal Dario Lassance Foto: Léo Nunes/Especial TP

Nesta última quarta­-feira (22), a sexta edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnolo­gia de Candiota (Feican) reuniu 80 trabalhos e 59 professores orientadores, sendo considerada a maior feira da Universidade Fe­deral do Pampa (Unipam­pa) que acontece fora Bagé. A atividade é desenvolvida pela Secretaria de Educa­ção do Município, em par­ceria com a universidade.

A Feira envolve des­de crianças da educação infantil até o ensino médio – tanto de escolas estaduais como municipais. A se­cretária da pasta, Giselma Pereira, destacou que o aproveitamento, o desen­volvimento da feira e a apresentação dos trabalhos foi extremamente positiva. “A gente vê uma amostra daquilo que saiu além da sala de aula, que a feira en­volveu a questão de gênero (masculino e feminino), da inclusão e também a parte científica, foi muito legal a feira trabalhar em vários aspectos além da parte científica”, falou.

O diretor do Cam­pus de Bagé, professor Cláudio Sonáglio, também prestigiou o trabalho das escolas que foram avalia­dos e classificados para a Feira em Bagé, que acon­tece dia 31 de agosto, na Unipampa. Além disso, na oportunidade, o professor da Unipampa Pedro Dorne­les informou que este ano a 8ª Feira em Bagé homena­geará seis segmentos, entre eles duas representantes de Candiota.

Na categoria Edu­cação Básica, a engenheira química Íris Raupp, ex­-aluna da Escola Jerônimo Mércio da Silveira que em 2011 participou da 1ª Feira de Ciências, em 2012 foi bolsista de Iniciação Científica Júnior, em 2013 ingressou na Unipampa como estudante e em 2018 graduou-se em Engenheira Química.

E na categoria Co­munidade Externa, a pro­fessora Nazionélia Fer­reira, que em 2013, na condição de Secretária de Educação de Candiota, mobilizou a comunidade escolar para a realização da 1ª Feican – Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota.

Prefeito Adriano dos Santos é um entusiasta da Feican

Prefeito Adriano dos Santos é um entusiasta da Feican Foto: Léo Nunes/Especial TP

De acordo com o professor Dorneles, cada homenageado plantará uma árvore no espaço que eles denominaram de “Bosque das Feiras”. O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, elogiou a iniciativa e parabenizou a Secretaria de Educação pelo traba­lho realizado. “Parabenizo também  nossas represen­tantes de Candiota que estão recebendo essa ho­menagem, o que nos honra muito”, afirmou.

TRABALHOS CLASSIFICADOS PARA BAGÉ

EDUCAÇÃO INFANTIL

Somos todos diferentes, mas nosso mundo é igual – EMEI Odete Lazzare Corrêa
Roda de Leitura do Saci-Pererê – EMEF Santa Fé
Viajando pelo Sistema Solar – EMEF Neli Betemps

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAS (1º ao 5º ano)

Mãos que se “Multiplicam” – EMEF Neli Betemps
Trilha da Leitura EEEF Dario Lassance
Reiki Cura – Centro de Reabilitação e Apoio (CRA)

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS (6º ao 9º ano)

O Corfebol discutindo as questões de gênero e inclusão nas aulas práticas de Educação Física – EMEF Santa Izabel
A vela que levanta água – EEEM Jerônimo Mércio da Silveira
Alta habilidade em arte -EMEF Neli Betemps

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Pomadas caseiras com plantas medicinais – EEEM 8 de Agosto
A alimentação dos alunos da EJA – EMEF Neli Betemps

Trabalho classificado da escola Odete

Trabalho classificado da escola Odete Foto: Léo Nunes/Especial TP


CIPAVE
– Durante a Fei­can também aconteceu uma ação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Es­colar (Cipave) com o tema “Pela Cultura de Paz”. No evento, onde havia uma grande representação da comunidade escolar, foram distribuídos folders e mate­riais explicativos, divulga­ção do trabalho realizado pelas escolas estaduais, sorteio de brindes e cami­setas, além da exibição de uma faixa com o tema.

 

Comentários do Facebook