AGRICULTURA FAMILIAR

Feira de hortaliças começa a ser reativada em Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Produtos foram expostos em frente a Prefeitura para ficarem mais visíveis Foto: Divulgação TP

Na quarta-feira (12) ocorreu o primeiro dia de feira de hortaliças em frente a Prefeitura de Hulha Negra. A feira, organizada pela Secretaria de Agropecuária, visa o incentivo a reativação do comércio no município dos produtos originários, principalmente, da agricultura familiar.

O primeiro dia de feira contou com a participação dos proprietários da Hidroponia Costa do Quebracho, com a comercialização de alfaces e rúculas produzidas no município. De acordo com o secretário de Agropecuária Luis Fernando de Lima, se iniciou um processo de resgate da feira que acontecia anteriormente e que se dissipou principalmente, após a grande estiagem que atingiu o município no início deste ano, afetando a produção e ocasionando muitos prejuízos.

O secretário expôs que o início está sendo com os produtos hidropônicos que independem do fator climático, já que são produzidos em estufas e a colheita é garantida, se tomadas as medidas e cuidados necessários. “Nosso objetivo é que a feira tenha continuidade toda quarta-feira no largo da Prefeitura e que mais produtores comecem a participar. Para isso, basta fazer uma inscrição do produtor e tipo de produto na Secretaria e organizar a produção para ofertar os produtos à comunidade. Aos poucos a população começa a criar rotina da feira e os produtos serão certamente vendidos, assim como foi nesta primeira exposição”, expõe Lima.

A equipe do TP entrou em contato com Rubia Brendler, uma das proprietárias da Costa do Quebracho. Quanto a participação na feira, ela disse que é uma nova oportunidade e que pretendem participar todas as semanas, sempre com produtos frescos e de qualidade. “A experiência foi ótima, mesmo sem muita divulgação inicial, as vendas foram boas. Trouxemos ótimos produtos, livres de agrotóxicos e aos poucos a produção será ampliada, já estamos com projeto de tempero verde e brócolis”, relatou Rubia, que informou também participação na feira orgânica de Bagé, realizada pela Prefeitura.

A feira de Hulha Negra era realizada anteriormente no largo da biblioteca pública municipal, mas por questões de visibilidade, a atual administração deslocou para a frente da Prefeitura.

Comentários do Facebook