RELIGIÃO

Fiéis comemoram a 60ª Festa de São José em Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Placa comemorativa aos 60 anos foi descerrada na entrada da paróquia São José Foto: Silvana Antunes TP

O domingo (17) come­çou encoberto e logo veio a chuva, mas nada impediu que a progra­mação da Festa de São José, padroeiro de Hulha Negra e da paróquia da cidade, acon­tecesse. Um grande número de fiéis acompanharam a imagem de São José em uma procissão motorizada pelas ruas da cidade, que foi fina­lizada em frente a paróquia São José com uma bênção aos veículos, realizada pelo Frei Rinaldo Eberle e o Bispo Emérito da Diocese de Bagé, Dom Gílio Felício.

Ao fim da procissão motorizada, veículos foram abençoados Foto: Silvana Antunes TP

Logo após o descer­ramento de uma placa em homenagem aos 60 anos da festa com a mensagem franciscana “Senhor fazei de mim, um instrumento de vossa Paz”, ocorreu a entrada da imagem de São José na pa­róquia, dando início a missa. Acompanhada com muito clamor por fieis que lotaram as dependências da unidade na busca por bênçãos e pres­tar homenagem ao padroeiro, a Santa Missa transcorreu com o tema “Com São José, ser Igreja, Comunidades de Comunidades”.

Durante o Tríduo, bispo Dom Cleonir celebrou missa e realizou as bênção da Água e das Crianças Foto: Divulgação TP

Bispo Emérito Dom Gílio Felício com os Freis César (E) e Rinaldo (D), responsáveis pela paróquia Foto: Divulgação TP

As atividades iniciam com o Tríduo Preparató­rio. No dia 13, com o tema “Conversão para a missão”, o padre Edegar levou uma reflexão sobre a igreja, que não é somente uma insti­tuição, mas a realidade das famílias. No primeiro dia também ocorreu a Benção do Pão. Já no dia 14 ocorreu a Bênção da Saúde. Com o tema “Trindade: fonte e meta da comunidade”, padre Airton mostrou que a partir da trindade, é possível trazer experiência aos filhos com a aproximação com a igreja. O terceiro dia do Tríduo trouxe o tema “Comunidade: Casa dos Cristãos”, a igreja em torno da família, com o bispo Dom Cleonir e as bênção da Água e das Crianças.

Bênção e partilha do Pão também foi outro importante momento durante as celebrações Foto: Divulgação TP

Frei Rinaldo Eberle mostrou alegria ao falar do momento religioso. “A festa foi muito boa, uma confrater­nização comunitária. Agrade­cemos a todos e todas pela ajuda e participação. Deus abençõe com a intercessão de São José. Paz e bem”, manifestou o Frei.

O domingo contou ainda, com um torneio de futebol 5, almoço e bingo.

Bispo Emérito e Frei Rinaldo deram início a Santa Missa Foto: Silvana Antunes TP

Igreja ficou lotada durante a Santa Missa Foto: Silvana Antunes TP

DIA 19 Para hoje (19), Dia de São José, padroeiro da pa­róquia e da cidade de Hulha Negra, também foi organi­zada uma programação que contará com a participação da comunidade. A partir das 15h, ocorrerá uma mateada, onde toda comunidade está convidada. No mesmo ho­rário terá início um torneio de futebol infantil e juvenil, sob a responsabilidade da paróquia através da cola­boração da coordenadoria de esportes do município. O público presente poderá contar com serviço de copa e cozinha. A comemoração da data encerra com uma missa em honra a São José, a partir das 19h30, na Paróquia São José de Hulha Negra.

Comentários do Facebook