GESTÃO

Folha do funcionalismo atrasa e Executivo propõe volta do parcelamento em Pinheiro Machado

No mês de abril, apenas 40 servidores receberam em dia por força judicial

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
OFERECIMENTO:

642 servidores só terão acesso ao pagamento de abril no próximo dia 19 Foto: Divulgação TP

Em Pinheiro Machado, apenas 40 servidores públicos mu­nicipais receberam salário integral, referente ao mês de abril, até o quinto dia útil. O pagamento, realizado na última sexta-feira (8), abrange os vencimentos dos servi­dores públicos ativos, aposentados e pensionistas que possuem decisão judicial favorável ao pagamento de salários em dia, bem como da­queles beneficiados pelo Decreto nº 705/2019 – que comprovem moléstia grave.

Com a medida, o Exe­cutivo descumpre o mandato de segurança expedido pela Justiça em favor do Sindicato dos Munici­pários de Pinheiro Machado (SiM­PiM), que exige pagamento integral e em dia para todo o funcionalismo. Conforme repassado pelo titular da Secretaria de Administração, Gio­vane Sampaio, do primeiro grupo que recebeu, sete são funcionários ativos e 33 inativos. Ainda faltam 414 ativos e 228 inativos – totalizan­do 642 servidores – para ter acesso aos valores referentes aos serviços prestados para o município.

MUNICIPÁRIOS Ângela Régio Marques, representante da cate­goria, disse que estão aguardando o cumprimento da sentença. “A situação está muito difícil, pois como é do conhecimento de todos, os funcionários estão desde 2018 sem o índice de reposição salarial, três anos sem vale alimentação e o pior ainda é estar com os salários atrasados. Muitos funcionários es­tão inclusive passando por dificul­dades financeiras e necessidades”, lamentou.

A atual realidade e nova­mente o pagamento para apenas parte dos servidores gerou mais descontentamento com o atual go­verno. “Já que o mandato não está sendo respeitado, estou achando que o funcionalismo deverá, em peso, entrar na Justiça para receber em dia. Não vamos estar fazendo nada de ilegal, pois quem entrou está recebendo”, consta em uma publicação nas redes sociais.

EXECUTIVO Somente no fi­nal da tarde desta quinta-feira (14) – já quase no encerramen­to da edição impressa do jor­nal, a Secretaria da Fazenda in­formou que o salário integral para o restante do funcionalismo será quitado na terça-feira (19). Sobre o assunto, em nota publi­cada nesta edição do Tribuna do Pampa, o Executivo pinheirense assinala a pandemia e as constan­tes quedas na arrecadação, bem como os impactos da estiagem, que afetam diretamente os cofres públicos – e consequentemente o pagamento dos salários. Diante da atual realidade, o governo afirma que não é possível haver uma previsão sólida de quando será efe­tuado o pagamento aos servidores ativos, aposentados e pensionistas e sugere a possibilidade de que os salários voltem a ser pagos de forma parcelada.

A proposta, conforme consta, é que sejam pagas duas par­celas, ambas dentro do mesmo mês, dependendo sempre da viabilidade financeira do município. “Sabemos que não é o ideal, mas preferimos pagar uma parcela tão logo o recurso esteja disponível, do que esperar juntar um montante maior e deixar de beneficiar aqueles que mais precisam. Nosso município sofre não só com a pandemia, mas também com a estiagem, que pre­judica dezenas de pessoas na zona rural. É preciso entender que não se vive um momento de normali­dade”, justifica.

Ainda conforme nota do Executivo, “o pagamento parcela­do beneficia diretamente aqueles com salários menores, tanto ativos como inativos”. Segundo levanta­mento da Secretaria da Administra­ção, no modelo proposto em duas parcelas, 136 servidores recebem 100% da sua remuneração já na primeira parcela, 91 recebem de 80% a 100%, e mais 156 recebem de 60% a 80%. Assim, mais da metade do funcionalismo recebe a maior parte ou mesmo a totalidade de suas remunerações já na primeira parcela, ainda sem data estimada para pagamento. Além disso, permanecem beneficiados os servidores ativos, aposentados e pensionistas que possuem decisão judicial favorável ao pagamento de seus salários até o quinto dia útil do mês, assim como aqueles benefi­ciados pelo Decreto nº 705/2019.

Comentários do Facebook