Fragilidade do sistema afeta abastecimento de água em três localidades de Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Obra da nova ETA está paralisada há mais de dois anos Foto: Arquivo TP

O aumento do consumo provocado pelo leve calor que tem feito em Candiota nos últimos dias já está sendo suficiente para derrubar o frágil sistema de abastecimento de água das comunidades da Vila Operária, São Simão e João Emílio. Neste momento, a comunidade da João Emílio está sem água.

Recentemente, uma junção de fatores fez com que as três localidades ficassem mais de 48h sem água: começou com o consumo elevado e depois foi agravado por um temporal que queimou o transformador junto a barragem de água bruta.

Desta vez, segundo o Setor de Saneamento, o problema é a fragilidade do sistema e um ato de vandalismo. Conforme o chefe do Setor, Márcio Lopes, o consumo se eleva e o sistema não consegue produzir água tratada suficiente para atender a demanda. “Estamos estudando uma maneira de aumentar a produção. Uma saída será a troca da motobomba, entre outras medidas que anunciaremos em breve”, assinala.

Como medida paliativa, o sistema tem sido desligado em algumas noites para que os reservatórios fiquem cheios e possam suportar o dia. Pelo que o TP apurou foi o que aconteceu na noite passada, porém na João Emílio especificamente o registro foi aberto por alguém não autorizado na madrugada, o que está ocasionando o desabastecimento.

NOVA ETA – Paralisada há mais de dois anos, a obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Operária tem promessa da Prefeitura em ser retomada, o que seria a solução definitiva do problema, pois o novo equipamento tem capacidade de produção semelhante a nova ETA da sede do município – inaugurada este ano. A ETA em construção irá abastecer também a  comunidade de Seival quando em operação.

Enquanto a obra não é concluída, a falta de água nas localidades abastecidas pelo sistema atual deverá seguir ocorrendo, se vislumbrando um verão de dificuldades, principalmente para quem não possui caixa d´água em suas residências.

Comentários do Facebook