ELEIÇÕES 2020

Frente de Oposição já tem pré-candidato a prefeito e debate indicação de vice em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Adriano, Claudivan e Collares visitaram o jornal nesta quarta-feira (4) Foto: J. André TP

A chamada Frente de Oposição, composta pelo MDB, o PSDB e o Progressistas já definiu internamente não apenas a aliança para as eleições municipais deste ano, como também bateu martelo em relação ao seu pré-candidato a prefeito. Está definido entre eles, o nome do ex-prefeito Luiz Carlos Folador (2009-2016), que no ano passado se filiou ao MDB, após ter militado por 30 anos no PT.

A indicação do pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Folador será feita pelos tucanos, sendo que recentemente eles fizeram uma escolha interna, quando dois nomes foram tirados para uma definição mais adiante.

Na manhã desta quarta-feira (4), os presidentes do MDB, Adriano Revelante (está atuando como vereador no lugar da vereadora Andreia Rangel, que está em licença médica); do PSDB, vereador Claudivan Brusque, e do Progressistas (antigo PP), Jorge Collares, estiveram visitando a redação do TP, quando expuseram um pouco das articulações que vêm sendo feitas em relação ao pleito que se avizinha.

Segundo explicou o presidente tucano, depois de analisados cinco nomes de lideranças do partido: Ancelmo Camillo, Cleider Fonseca, Dinossane Pech (vereador), Josuélem Ávila e Paulinho Brum, dois deles foram escolhidos para uma análise posterior. “Todos são nomes importantes do nosso partido e havia um desejo deles em serem vice do Folador e por isso se dispuseram. Contudo, o partido entendeu que neste momento os nomes do Cleider e do Paulinho são os preferenciais. Isso não significa desmerecer os demais, pelo contrário, eles seguem sendo muito importantes para o partido”, explica Claudivan.

Ainda conforme o presidente do PSDB, os dois nomes agora serão avaliados internamente pelo partido, além de serem submetidos ao MDB e ao Progressistas. “Não temos pressa na escolha, sendo que um dos dois será o vice. Com os nomes expostos publicamente também vamos sentir da própria sociedade um retorno”, arrematou o presidente emedebista, Adriano Revelante.

Cleider Fonseca é um dos nomes cogitados Foto: Divulgação TP

Paulinho Brum é o outro nome apontado para ser vice Foto: Divulgação TP

ARTICULAÇÕES – Os três partidos tem se reunido com frequência, sendo que na última sexta-feira (28), foi realizado um ato regional promovido pela Coordenadoria Regional do MDB e a Fundação Ulisses Guimarães, com a curso de formação de pré-candidatos. Na oportunidade, além dos pré-candidatos do MDB de municípios vizinhos, os dos três partidos da Frente de Oposição marcaram presença.

Também, as siglas dizem que estão com as chapas de vereadores (que neste ano não poderá haver coligações) praticamente prontas. “O PSDB já tem experiência, pois nas últimas eleições disputamos com chapa pura”, lembrou Claudivam. “O MDB também não terá dificuldade em colocar os 14 nomes, inclusive com valorização das mulheres”, completou o presidente do MDB.

Adriano também faz questão de frisar que ainda a Frente está aberta em receber outras siglas ou pessoas que estejam alinhadas com a ideia de construir uma gestão diferente em Candiota a partir de 2021. “Sabemos que será uma eleição difícil, mas se olharmos os números do último pleito, somando as votações que fizeram MDB e PSDB, se tivéssemos juntos, teríamos ganho as eleições”, ponderou ele.

Para Jorge Collares, o Progressistas, apesar de pequeno organicamente, possui uma representatividade importante. “Há um eleitorado conservador significativo em Candiota e nossa presença na aliança cativa e representa estas pessoas. Além disso, o deputado Afonso Hamm tem sido um parceiro incansável de Candiota e da região”, assinala.

O ex-prefeito Folador (C) já está definido como pré-candidato e começa ser visto com mais frequência em eventos públicos, como foi no Carnaval Fora de Época 2020 Foto: J. André TP

Comentários do Facebook