PRÉ-NATAL

Gestantes participam de ensaio fotográfico em Hulha Negra

Futuras mamães hulhanegrenses fizeram ensaio fotográfico dentro do projeto de valorização da gestação e cuidados pré-natal Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Como meio de incentivar a gestante a valorizar os cuidados durante a gravidez, a Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem desenvolvido práticas integrativas e complementares que remetem a resultantes surpreendentes durante todo o processo.
O município conta com o Projeto Mamãe Capacitada e os Programas Primeiras Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz. As três ações visam oportunizar à gestante e acompanhante, um atendimento integral com enfoque na educação popular em saúde, utilizando práticas integrativas e complementares a fim de promover uma gestação saudável e um parto seguro.

A psicóloga Naira Martins, que atua como monitora do PIM/Criança Feliz, explica que as gestantes são acompanhadas semanalmente e participam de diversas atividades, como palestras, técnicas de relaxamento e outras.

Equipe do PIM junto às gestantes

ENSAIO – Cinco gestantes participaram de um ensaio fotográfico, oferecido através dos Programas e em parceria com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Hulha Negra. “Uma das bases do PIM são as atividades grupais e a com as gestantes é uma delas. Então começamos a fazer as ações em grupo com as gestantes em parceria com o Projeto Mamãe Capacitada. A ideia das fotos surgiu a partir de uma gestante que comentou ter vontade de fazer um ensaio fotográfico, mas que não tinha condições financeiras, então, pensamos em tentar realizar esse sonho e expandir para as demais gestantes. A atividade também serviu como um incentivo para aproximar as famílias do PIM/Criança Feliz”, explicou Naiara.

A psicóloga conta que as atividades desenvolvidas com as gestantes, além do ensaio fotográfico, são todas de muita conversa onde são esclarecidas dúvidas, tratados assuntos relativos a gestação e as fases gestacionais, e assuntos que as futuras mamães trazem para ser discutidos. “Inclusive tivemos em um desses encontros a presença de uma nutricionista que esclareceu dúvidas sobre a alimentação e a amamentação. E todos os assuntos tratados são encontrados nos guias dos Programas”, destaca a monitora.

A ideia do ensaio fotográfico deu tão certo que a psicóloga já pensa em organizar os próximos. “Vamos continuar com esse projeto para as gestantes que vierem a participar do PIM/Criança Feliz futuramente. O ensaio fotográfico ficou muito bonito, elas gostaram muito. As mães que já viram as fotos ficaram encantadas e as que ainda não receberam as suas fotos estão na expectativa, pois adoraram fazer o ensaio”, disse Naiara enfatizando que todas vão ganhar as fotos impressas e os arquivos digitais.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que a Administração Municipal tem um carinho especial pelas crianças, por isso investe em cuidados desde a gestação. “Se ser pai já é maravilhoso, imagina para as mamães, que tem esse dom de gerar uma vida. Que Deus abençoe a cada mãe e seus filhos”, desejou o prefeito.

Machado ainda destacou que os encontros com as mamães abordam temas sobre respeito as diversidades de cada família, mudanças físicas e emocionais, orientação dos direitos e deveres da gestante e do bebê, incentivo ao aleitamento materno e ao parto normal, acompanhamento da família nos primeiros anos de vida da criança, importância do pré-natal, orientações sobre depressão e tristeza no pós-parto, entre outros.

Para a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, as atividades com as gestantes irão refletir na qualidade de vida dos bebês. “Essas orientações melhorarão a relação mamãe e bebê, e o principal, incentivam as boas relações familiares. Realmente, as atividades que acontecem nos grupos têm essa importante função de promover a integração, socialização e o fortalecimento do vínculo familiar”, ressaltou.

A secretária cita, conforme relatos médicos, que a gestação é um momento de transformações físicas e emocionais na mulher, que envolvem mitos, dúvidas, crenças e expectativas, que podem estar diretamente relacionados ao contexto familiar e social. Por isso, entende-se que a educação popular é uma oportunidade para a saúde ampliar suas práticas, dialogando e valorizando esse saber, lembrando que a troca entre popular e científico, enriquece todos os envolvidos.

 

 

 

 

Comentários do Facebook