DESENVOLVIMENTO

Gol confirma início dos voos em Bagé já nos próximos dois meses

Ainda não existe confirmação sobre valores de passagens Foto: Cristiano Guerra/Especial TP

Na última sexta-feira (12), em Santana do Livramento, du­rante audiência pública na Câmara de Vereadores, promovida pela Comissão do Mercosul e Assuntos In­ternacionais da Assembleia Legislativa do Estado, a Gol Linhas Aéreas, confor­me o Tribuna do Pampa já adiantou em edição ante­rior, anunciou oficialmente seus novos voos no Rio Grande do Sul. As seis ro­tas ligarão pelos ares Porto Alegre ao interior gaúcho. Os municípios de Bagé, São Borga, Passo Fundo, Santa Rosa, Rio Grande e Santana do Livramento, dentro de poucos meses, receberão as aeronaves da Two Flex, que de forma terceirizada operará as viagens para a companhia aérea.

A Gol também anunciou no evento que no dia 25 de julho deve iniciar a venda de passagens em seu site, e no dia 25 de agos­to decolará o primeiro dos seis novos voos, conectando Passo Fundo à Porto Alegre em apenas 55 minutos. As demais rotas serão iniciadas durante as duas semanas seguintes. Os voos partindo de Bagé, em aeronaves com capacidade para nove pas­sageiros, acontecerão para Porto Alegre de segunda à sábado, com decolagem programada para as 6h45 e chegada programada para as 8h. Já os voos de retorno acontecem de domingo à sexta-feira, com saída da capital gaúcha às 18h30 e chegada às 19h45. Mesmo com informações sendo ventiladas a partir da au­diência pública, de que as passagens custariam em torno de R$ 200, ninguém da Gol ou da Two Flex con­firmou este valor, tão pouco informou alguma perspecti­va de preço. A Azul Linhas Aéreas também participou do evento, porém, não deta­lhou como serão suas novas operações no Estado.

COMEMORAÇÃO Após os incentivos à aviação regional anunciados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e diante da confirmação de que terá o dobro de rotas de voos regionais comerciais até a primeira semana de setem­bro, o governador Eduardo Leite comemorou a retoma­da. “Estamos confirmando o acerto da nossa política de estímulo à aviação regio­nal com o anúncio desses novos voos. Isso é desen­volvimento para o nosso Estado, porque aproxima essas regiões dos grandes centros e oportuniza novos investimentos, já que per­mitirá que os investidores estejam mais rapidamente perto desses locais”, disse.

Deputados e autoridades ligadas ao tema comemoraram a confirmação Foto: Especial TP

Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais e da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fre­derico Antunes festejou a notícia e agradeceu ao go­vernador pelos incentivos. “Empresários, mas também estudantes, pessoas doentes, quem vai visitar parentes, o turismo de compras, tudo isso passa ou pode passar e se beneficiar do transporte aéreo regular. A aviação tornou-se um meio de trans­porte público e, por isso, precisa ter políticas públi­cas. O governador Eduardo Leite aceitou o desafio e, agora, vamos colher os frutos”, afirmou Antunes durante a audiência pública.

O secretário de Lo­gística e Transportes do Estado, Juvir Costella rea­firmou o compromisso do governo de fortalecer os diversos tipos de transporte. “Além de recuperar nossas estradas, estamos focados em desenvolver políticas para explorar o potencial de nossos aeroportos e hi­drovias. A sociedade e a economia ganham muito com isso”, destacou.

O deputado estadu­al e ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, membro da Comissão da Assembleia Legislativa que trata sobre o tema, também comemora desta­cando o esforço de todos neste projeto. “Este é um passo importante, um voo importante, e os municípios só ganham com esta realiza­ção. Aliás, todos ganham: grandes companhias aéreas, terceirizadas, empresários e a comunidade também. E eu fico ainda mais feliz por saber que a retomada se dará inicialmente por Bagé”, festeja.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, destaca a importância dos voos para o crescimento da região. “É importante ressaltar que, dos mais de 5mil municí­pios que existem no Brasil, apenas 130 possuem voos regulares e Bagé está neste grupo seleto de cidades que passa a contar com voos regulares, impulsionando o desenvolvimento da cida­de”, afirma.

Representando o prefeito Dival na audiência em Livramento, o secre­tário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tec­nologia e Inovação do mu­nicípio, Bayard Paschoa Pe­reira, afirmou que a empresa Gol já trabalha a liberação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de 12 lugares na aeronave que fará o transporte aéreo.

Comentários do Facebook