CORONAVÍRUS

Governador diz que retorno das aulas ainda está em estudo

Durante atualização diária acerca do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite respondeu na tarde desta terça-feira (19), questionamentos relativos à área de educação, que está com aulas presenciais suspensas desde o mês de março.

De acordo com o governador, as aulas públicas ou privadas, mobilizam cerca de 20% da população gaúcha e tudo deve ser feito em condições seguras sanitárias. “Não vamos expor os alunos a condições de risco, mas quando falamos em educação falamos também de uma rede de economia, pois as escolas são locais para os pais deixarem os filhos para trabalharem e neste sentido é melhor ter uma escola aberta em condições sanitárias do que os pais deixarem os filhos em locais sem condições adequadas”, explica.

O governador afirmou não ser fácil o retorno das aulas, e sim bastante complexo. “Estamos vendo a melhor forma de atender protocolos de segurança na rede pública. Temos crianças menores com menos autonomia e é difícil exigir que elas atendam protocolos. De outro lado temos os maiores que entendem melhor a situação. Não se observa segurança em nenhum lugar do mundo quanto a educação. Estamos analisando protocolos e só vamos decidir quando tivermos segurança”, manifesta.

ENSINO REMOTO – Alunos da rede estadual estão recebendo conteúdos por meio de plataformas digitais. Na primeira quinzena de maio, as férias escolares de julho foram antecipadas e a segunda quinzena permanece com aulas suspensas. O governador lembrou que o ensino remoto vai deixar um legado, mas que não substitui o contato entre aluno e professor e que vínculos precisam ser mantidos.

Comentários do Facebook