GERAL

Horário de verão termina neste final de semana

Rio Grande do Sul é um dos estados que deve ajustar os relógios Foto: Divulgação TP

O horário de verão de 2018-2019, que co­meçou em 4 de novembro, termina neste domingo (17). Os moradores de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal deverão atrasar seus relógios em uma hora.

O ajuste deve ser realizado nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

No ano de 2018, a data do início do horário de verão foi alterada. Antes, os brasileiros mora­dores das de regiões e estados que adotam a mu­dança tinham que adiantar seus relógios sempre no terceiro domingo de outubro.

No entanto, atendendo ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Michel Temer assinou o decreto que encurtou a duração do ho­rário de verão, para que o ajuste não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Na época, o governo federal chegou a infor­mar que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria mudada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar as provas do Enem, entretanto, a medida não foi adotada.

Comentários do Facebook