VERÃO

Hulha Negra começa a racionar água

Falta de água irá ocorrer no período da tarde Foto: Arquivo TP

A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. Como já informado pelo jornal Tribuna do Pampa em diversas entrevistas com o prefeito Renato Machado, o município é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta.

Já foram registrados casos de falta de água em alguns pontos neste ano, principalmente no Floresta, fator que se intensifica no verão com as altas temperaturas. Os últimos casos aconteceram nos feriadões de Natal e Ano Novo, onde as reclamações foram parar nas redes sociais. O local possui duas caixas de água de 20 mil litros cada, mas segundo explicou o prefeito, um vazamento na tubulação deixou os moradores sem o abastecimento.

A água é uma pauta constante do governo que busca junto as esferas estadual e federal, medidas para solucionar ou reduzir o problema no município. Além das tratativas e no futuro, a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na Trigolândia, pela UTE Pampa Sul, com utilização de água da barragem, tratativas diretamente com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e alterações de projetos, deverão possibilitar a utilização de águas de barragens do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) para o abastecimento de água de comunidades do interior com a construção de Etas.

Mas para evitar a falta de água direta no município, a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, começou nesta quinta-feira (3), um racionamento de água.

O prefeito Renato Machado, em pronunciamento, já havia solicitado a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não fossem lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas fosse moderado para diminuir o consumo.

Pela medida, os três poços artesianos que abastecem a Sede de Hulha Negra terão as bombas desligadas das 13h às 17h, não enviando água para as residências. Os poços que sofrerão a mudança são: Hospital, Igreja Católica e Posto WS. Conforme o Executivo, a medida é necessária devido as altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. A ação será realizada por tempo indeterminado e o resultado esperado é que no intervalo que os poços ficarem fechados, seja possível abastecer os reservatórios.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Há 7 dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:
1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.
2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.
6. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Comentários do Facebook