“Hulha Negra é uma terra boa para se viver”, diz prefeito Renato Machado

Prefeito Renato Machado relembrou momentos importantes da história do município Foto: Silvana Antunes TP

Relembrar momentos do município, ações desenvolvidas e projeções para o futuro do mu­nicípio. Desta forma transcorreu uma conversa entre o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado e a reportagem do Tribuna do Pampa, quando solicitado a falar sobre como ele, como gestor, vê o município nos dias atuais.

O prefeito lembra que os gestores começaram o município do zero e que muito foi feito. “Nós que começamos do zero em 1992, digo nós porque sempre fomos parceiros. Fui da Câmara de Vereadores em até 1996 e parceiros do governo na primeira gestão. Com todas as dificuldades de início, precário em área de saneamento, água para consumo, deslocamento de qualquer setor da Prefeitura, se organizou e se fez muito até 2000. Após, retornei à Prefeitura como vice-prefeito ao lado de Marco Antônio Canto. Na época faltavam estradas, estrutura para a produção dos assentamen­tos quanto estavam começando. De 1993 a 2020, muitas obras foram feitas, como o asfalto que liga a BR-293 a área urbana, ilu­minação pública, foi construída ponte atual e o pórtico de entrada da cidade, desobstruímos a ave­nida que tinha um prédio federal, fizemos um calçadão na avenida Getúlio Vargas, iluminamos com o reluz todo o município, fizemos o ginásio, biblioteca pública, estrutura de futebol sete com vestiários na praça Demétrio Al­meida, a Manda Brasa, hospital, surgiram muitos postos de saúde no interior, pontes que cortam a sanga da Olaria, enfim, o municí­pio foi sendo estruturado ao longo dos anos”, lembra o gestor.

Com uma fisionomia de satisfação, Renato lembra que com o passar do tempo, as estra­das começaram a receber atenção especial, a saúde e educação também melhoraram. “O Ensino Médio chegou ao interior, hoje temos a universidade e a creche. Na saúde, antes nossa referência era Bagé, hoje levamos pacientes para diversas cidades do estado com grande facilidade, assis­tência, exames, medicamentos, convênios em saúde. Hoje 87% do saneamento básico é recolhido e tratado. Fluvial já está pronto nas principais avenidas. É um progresso maravilhoso, vejo isso com muita alegria”, manifesta o prefeito, acrescentando que “essas estatísticas nos dão ânimo para permanecer até agora, e cada vez mais faz com que pensemos que precisamos de muitas outras obras”, falou ao TP.

Ainda sobre os avanços do município, o gestor falou em fontes de trabalho. “Temos, atualmente, um comércio diversificado e abundante em todos os setores, com uma das melhores padarias que atende toda região, temos as agroindústrias, ativas e diferenciadas, temos o frigorífico, a prefeitura, cidades vizinhas e o comércio local na geração de empregos. Como pai e chefe de família, vejo Hulha Negra uma cidade boa de se morar, onde nos sentimos seguros, e por isso parabenizo a nossa cidade”, en­fatiza o gestor.

Por fim, ainda que prazos e ações estejam paralisadas em razão da pandemia do corona­vírus, o prefeito citou algumas metas do governo a serem rea­lizadas até dezembro. “Preten­demos concluir algumas obras que já estão em andamento e o período eleitoral não será impe­dimento, tais como o terminal rodoviário, a conclusão da pavimentação da Getúlio Vargas, para chegar a 100% calçada e o calçamento da rua Laudelino da Costa Medeiros. São ações que estão tramitando, algumas com recursos liberados e que, quando for possível, certamente serão concluídos”, finaliza.

Comentários do Facebook