AUXÍLIO PELA ESTIAGEM

Hulha Negra, Pedras Altas e Piratini começam a distribuir cestas básicas

O momento é de auxílio a centenas de famílias afetadas pela estiagem em pelo menos três municípios da região de cobertura impressa do TP. Após Candiota receber cestas básicas do governo através da Defesa Civil, chegou a vez dos municípios de Hulha negra, Pedras Altas e Piratini receber os alimentos e fazer a entrega aquelas famílias cadastradas.

Hulha Negra vai distribuir mais de mil cestas básicas

Cestas básicas chegaram no Ginásio Municipal de Hulha Negra

Cestas básicas chegaram no Ginásio Municipal de Hulha Negra Foto: Joanes Araujo/Especial TP

A Prefeitura de Hulha Negra recebeu na sexta-feira (4), 1.054 cestas básicas para beneficiar as famílias que tiveram suas produções afetadas pela. As unidades foram coletadas em Porto Alegre e chegaram em Hulha Negra no fim da tarde.

Segundo a secretária de Assistência Social, Elizete Brasil, os alimentos serão destinados às famílias no interior do município que se encontram em vulnerabilidade social, cadastradas no Número de Inscrição Social (NIS). Elizete explica que, devido ao número de pessoas na categoria ultrapassar a quantidade de bolsas recebidas, a pasta fará um levantamento para contemplar os que mais necessitam dos donativos.

Até o momento, o município já recebeu duas contribuições de cestas básicas do governo estadual, uma de 200 pacotes, em fevereiro, e outra com 150 unidades, em abril. Porém, levando em conta a distância de tempo entre os recebimentos, a secretária não descarta que alguns beneficiados na primeira distribuição sejam contemplados, novamente, nesta oportunidade.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado salienta que o recebimento destas unidades não resolve os problemas dos cidadãos que tiveram sua produção afetada pela falta das chuvas, mas acredita que isso é o mínimo que pode ser feito para auxiliar quem precisa. Ele também destaca que a União já entregou, ao município, 3.750 quilos de leite em pó e liberou o auxílio de R$ 21,9 mil, que serão utilizados na compra de óleo diesel para o transporte de água.

Calendário de entrega

– 8 de maio – 9h – Sede do assentamento Sepé Tiaraju, 10h – Sede do Assentamento Estância Velha; 11h – Sede do Assentamento Coopaul – Meia Água; 13h 30 – Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Assentamento Santo Antônio e Nasce uma Esperança; 14h 30 – Sede do Assentamento – Boa Amizade; 16h – Sede do Assentamento – Nova União;
– 9 de maio – 9h – Sede Assentamento – Capivara A; 10h – Sede Assentamento – Tapete Verde; 11h – Sede Assentamento – Palmeiras; 13h 30 – Sede Assentamento – Conquista da Fronteira; 15h – Sede Assentamento – Santa Elmira; 16 – Sede Assentamento – Conquista do Arvoredo; 17h – Sede Assentamento – Che Guevara e Passo do Salso
– 10 de maio – 9h – Sede – Salvador Jardim; 10h – Sede – Nova Esperança; 11h – Sede Assentamento – Capivara B; 13h30 – Sede Assentamento – Nova Querência; 15h – Sede Assentamento – Banhado Grande
– 11 de maio – 10h – Planalto do Adail; 11h – Sede do Assentamento Conquista do Futuro, Assentamento Santa Luciana, Assentamento Potiguara; 12h – Assentamento Jaguarão
– 12 de maio – 9h – Sede Assentamento Abrindo Fronteiras; 11h – Assentamento Santo Antonio II

Pedras Altas recebe doze toneladas de alimentos

Cestas serão destinadas as famílias cadastradas

Cestas serão destinadas as famílias cadastradas Foto: Divulgação TP

Fruto do trabalho coletivo do Executivo de Pedras Altas e união de prefeitos, no dia 4 Pedras Altas recebeu cerca de doze toneladas de alimentos enviados pela Defesa Civil. Os mantimentos serão distribuídos pela Secretaria de Assistência Social (SAS) para famílias da zona rural afetadas pela estiagem.

A ação vai beneficiar quem teve o abastecimento natural de água comprometido e, por isso, estava sendo amparado pelos caminhões-pipa da Prefeitura. Ao todo, 431 cestas básicas serão entregues a quem esdtava cadastrado no Cad Único. Dessas, 421 foram enviadas pela Defesa Civil da União, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O município também recebeu leite em pó da Conab, por meio de uma reivindicação do Cideja e Fórum das Águas.

Os kits emergenciais, com 27kg cada, contém arroz, feijão, óleo vegetal, macarrão, açúcar, leite em pó, sardinha, sal, café, biscoito, farinha de mandioca e fubá de milho.

De acordo com o prefeito Bebeto Perdomo, medidas como essa são essenciais para a amenização dos efeitos da crise. “Nessas circunstâncias, em que foge do nosso controle reverter uma situação imposta pela natureza, nos resta amparar quem foi prejudicado e trabalhar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, manifestou Perdomo.

Piratini já está fazendo entrega de cestas básicas

Em Piratini, são mais de 1.100 cestas

Em Piratini, são mais de 1.100 cestas Foto: Divulgação TP

Teve início no sábado (5) a entrega de 1.160 cestas básicas. Serão contemplados aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) na Secretaria de Assistência Social do município. O Executivo solicitou ainda óleo diesel para abastecer o caminhão pipa que distribuí a água para os reservatórios rurais e alimentação para os animais, já que as pastagens foram extremamente prejudicadas, além de caixas d’água.

Conforme o secretário de Assistência Social, Adilson Oliveira, a entrega das cestas básicas ocorrerá durante praticamente toda a semana. Ele explica que embora haja muitas famílias que necessitam tanto quanto as que serão beneficiadas, só receberão as cestas básicas aqueles que estiverem cadastrados, com renda de até dois salários mínimos.

ESCLARECIMENTO – Após a lista de contemplados ter sido divulgada, o vereador Marcial Lucas Guastuce, salientou que pelo menos duas pessoas que estavam inscritas no Cadastro Único já haviam falecido. O assunto repercutiu nas redes sociais neste fim de semana e com isso, o secretário Oliveira esclareceu em sua conta no Facebook acerca do tema.

De acordo com o secretário, o cadastro único é auto-declaratório e por isso, as informações como renda e atividades exercidas são de responsabilidade do cidadão declarante. “Também esclarecemos que poderão ocorrer situações em que o beneficiário constante na lista já tenha vindo a óbito ou mudado de endereço, no entanto, a família não atualizou esta informação no cadastro e a validade ainda não expirou, desta o secretário.

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